SENHAS DIÁRIAS - 20.05.2021
Neemias 9.5 – Levantem-se e louvem o Senhor, seu Deus! Louvem a Deus sempre e sempre! Que todos louvem o seu glorioso nome, embora nenhum louvor humano seja suficiente!
Efésios 5.19 – Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais.
Também hoje, as Senhas nos remetem ao louvor e à adoração ao Senhor Deus. O muro em torno de Jerusalém havia sido concluído. Todos os envolvidos na obra, sob a liderança de Neemias e Esdras, estavam eufóricos e queriam bendizer a Deus. Ele os havia guardado e fortalecido para o trabalho. Começaram a buscar ofertas para também reconstruir o Templo e estava dando certo. Além disso, muitas pessoas estavam voltando para a cidade. Das famílias que haviam sido deportadas anos antes, seus descendentes retomavam suas posses e voltavam a viver em sua terra natal. Razões para louvar e jubilar não faltavam. Neemias e Esdras reuniram o povo em culto e passaram a ler os livros sagrados para firmarem uma aliança do povo com Deus. Prepararam a festa dos Tabernáculos, que consistia em habitar por sete dias em cabanas feitas de ramos e folhas, para lembrar que a bênção vinha do Senhor. Todos os dias a lei era lida. No oitavo dia foi feita uma reunião solene de confissão de pecados e de aliança com Deus. Neste momento, os levitas motivaram o povo a prestar louvor, adoração e expressar gratidão ao Senhor por tudo o que se havia feito e a conclusão da obra. Foram momentos de muita adoração e louvor a Javé, o Senhor. Nós também temos nossas festas que lembram as bênçãos de Deus derramadas sobra nós (Natal e Páscoa, etc.), sobre a terra toda. Nelas louvamos e bendizemos ao Senhor.
Paulo anima a que os efésios prestem culto a Deus e se animem mutuamente com muita música e com muitos hinos. É uma das maneiras mais alegres de bendizer e louvar a Jesus, nosso Senhor. A música alegra qualquer ambiente. Esse deve ser o jeito de viver em relação a Deus e ao próximo, pois apesar de dificuldades e dores que também temos, a presença do Senhor é força para a vida. É Ele que nos anima a seguir nos caminhos da fé. Façamos assim. Vamos louvar e adorar a Deus, pois Ele tudo fez por nós e se mantém nosso parceiro de vida. Ele nos orienta e conduz. P. Luiz Carlos