Desde domingo, dia dos pais, a Comunidade de Rio Claro, SP, começou a celebrar o Mês da Família. Há uma programação especial voltada para a família. Isso já tem sido uma prática que acontece há muitos anos. O objetivo principal é: orar pela família, refletir sobre família a partir da Palavra de Deus e fortalecer a comunhão da família e da Comunidade.
Com o apoio do Presbitério, um grupo de pessoas e pastores planeja tudo o que será feito durante o mês. Um mês antes toda Comunidade começa a orar pelo Mês da Família. Para 2010, o tema escolhido inspira-se numa palavra de Jesus que diz: "Eis que estou a porta e bato..." (Ap 3.20) e "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16.31). Vamos refletir sobre a importância da presença de Jesus na família. Para cada culto é elaborado uma liturgia, sempre envolvendo a Comunidade. No primeiro culto, realizado no dia dos pais, o Presbitério junto com o Pastor Eldo coordenaram o culto.
O texto bíblico usado para pregação no domingo dia dos pais foi At 16.19-34 - A família do carcereiro. Os próximos três cultos terão como texto de pregação: Lc 19.1-10 - A família de Zaqueu; At 16.11-15,40 - A família de Lídia; Lc 10.38-42 - A família de Marta e Maria. Além do cuidado com a pregação, as leituras bíblicas, os cantos, todas as orações, a confissão de fé, bênção e envio, etc, são voltados para família. No primeiro culto da Família deste ano entregamos a todos os presentes um livreto publicado pela Sociedade Bíblica que contém uma seleção de textos do AT e NT sobre família (tradução linguagem de hoje). O livreto tem como título: Deus fala à Família. Pedimos a todos que leiam o livreto durante o mês da família.
Podemos dizer com gratidão e alegria que o Mês da Família tem os cultos mais bem freqüentados do ano. Os membros convidam famíliares e amigos. Divulgamos nossa programação para a cidade, através de jornal, faixas...
Neste ano, excepcionalmente, por causa da situação de saúde do P. Eldo que está se recuperamdo de um tumor, não realizaremmos os "Encontros Fraternos" durante o Mês da Família. Esses encontros acontecem na casa de uma família e reúne os membros que moram próximos (nos ultimos anos foram realizados em torno de 18 encontros durante o Mês da Família, sempre com boa participação). Com certeza esses encontro farão falta, porque eram muito bons, bem celebrativos, com cantos, mensagem, oração, compartilhar e uma gostosa confraternização com as delícias que a família preparava para servir.
Uma programação especial que também realizamos todos os anos é a "FAMÍLIA SECRETA". Uma família ora por outra família durante todo mês. Para isso as famílias que querem participar da Família Secreta preenchem uma ficha que solicita algumas informações, como: quem são os membros da família, datas de aniversário e casamento, endereço (principalmente e-mail e telefone), pedidos e nome de familiares que gostaria que fossem incluídos na oração... No primeiro culto do Mês da Família, todas as famílias que se inscreveram recebem um envelope com uma carta contendo os dados da Família secreta. Cada família fica sabendo por quem vai orar. Além da oração, durante todo mês incentivamos as famílias a mandar mensagens, cartões, e-mails... Nesse ano foram fabricadas casinhas com o nome das famílias.
Em todos os domingos pedimos para que cada família secreta coloque uma pequena mensagem na casinha da família pela qual está orando. Essa dinâmica cria muita interação entre as famílias.
No último domingo, quando celebramos um culto especial com Santa Ceia, é feita a revelação da Família Secreta. Um momento descontraído de muita alegria, abraços, troca de pequenos mimos... Cada família leva pra casa a lembrança do Mês da Família (que nesse ano é uma casinha). Em alguns anos reunimos todos para um almoço. Para aproximar as famílias secretas pedimos que, dento do possível se visitem.
Por fim, queremos dizer que a programação do Mês da Família ajuda muito a Família e a Comunidade. A Família e a Comunidade é fortalecida. Família forte = Igreja forte. Ficamos felizes que outras Comunidades da região também decidiram fazer o Mês da Família. Pela boa experiência que fazemos todos os anos, recomendamos que todas as Comunidades da IECLB ofereçam alguma programação especial voltada para a Família.
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).