Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Promessas de Deus

Senhas diárias

12/01/2021

SENHAS DIÁRIAS - 12.01.2021
Depois da invasão dos assírios, 722 a.C., Israel não teve mais um país independente. Estava sempre sob o domínio de algum exército inimigo. Voltou a ter um território próprio depois da segunda grande guerra (1948). Os profetas que viveram durante as primeiras invasões, assírios, babilônios e persas, sempre trouxeram palavras de ânimo e retomaram promessas de Deus de refazer a nação com um país próprio. O modelo era o reinado de Davi, o mais importante rei de Israel. Isso era aguardado como promessa de Javé, o Senhor, para seu povo. Deus se comprometia a reunir seu povo e refazer a nação. Isso chegou a acontecer sob o domínio dos persas, mas não como nação independente. Jerusalém foi reconstruída e o povo viveu com certa paz por algum tempo. Sempre firmado na confiança de que as promessas de Deus se cumpririam e voltariam a ter seu país e viveriam muito tempo, com tranquilidade, fartura nas plantações e rebanhos e sob o cuidado do Senhor. Jeremias reforça esta promessa. Deus haveria de cumprir e traria o povo de volta.
Sabemos que as promessas de salvação e da vinda do novo Rei, descendente de Davi, não tinham esta conotação política, mas estavam referindo-se a Jesus, o Senhor do mundo e o Salvador das nações. De certa forma, todos os povos afluirão para Jerusalém, como diz a promessa, mas por causa da salvação que está em Jesus e não por causa da importância do povo. Israel é o povo escolhido por Deus, mas para ser o anunciador da salvação para todos os povos. Nós firmamos nossa confiança nesta nova promessa, que começou a se cumprir no galileu e que se concluirá nos novos céus e na nova terra, nos quais habitará a justiça. Jesus é o bom pastor que busca pelas ovelhas perdidas e nunca às abandona. Pelo contrário, Ele tudo fez, inclusive deu sua própria vida, para nos fazer filhas e filhos de Deus e integrantes do seu povo. Podemos confiar. Jesus é o nosso Senhor e nada pode se contrapor a isso. Ele nos conduz, pois somos suas ovelhas. Confiemos no Senhor e andemos por onde Ele quer nos levar. Nestes caminhos há pastos verdejantes, águas tranquilas e paz sob seu cajado e proteção. Vivamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 60832

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br