SENHAS DIÁRIAS - 24.06.2021
Êxodo 34.9 – Moisés disse: Ó Senhor, se estás, de fato, contente comigo, eu te peço que vás conosco.
Lucas 1.76-77 – Zacarias disse: E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele. Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.
Os relatos sobre a vida de Moisés, desde seu nascimento, o mostram como um homem diferenciado e conduzido por Deus. Mostra também que ele tem uma personalidade única e isso o faz diferente das demais pessoas de sua época. Entre os tantos relatos sobre seu ministério na condução do povo de Israel para a terra prometida está o diálogo com Deus, quando o mesmo estava irado e queria destruir o povo e começar um novo com a família de Moisés. Moisés dialoga com Deus e o aconselha, como se fosse um pai maduro falando com uma filho descabeçado, a não fazer tal coisa, pois isso seria um absurdo para quem escutasse sobre tal procedimento. Ele é Deus nesta hora e Deus é o homem carente de conselhos divinos. Moisés chega a dizer que se essa situação se realizar, destruição do povo, ele também quer ser destruído junto. Quando as coisas se acalmam, Moisés diz a Deus que se, de fato, o Senhor está contente com seu jeito de agir, mostre isso seguindo com o povo, pois ele, Moisés, vai. Ele se coloca entre Deus e o povo e entre o povo e Deus. Sua tarefa foi muito bem cumprida, pois seu testemunho pessoal exaltou a presença de Deus com seu povo.
Já João, o Batista, por seus lado, também tem uma tarefa muito especial e que, de certa forma, se assemelha à tarefa de Moisés. João também precisa abrir o caminho para o Senhor passar e conduzir o povo para receber a este Senhor. João deve indicar a salvação através do perdão dos pecados e anunciar que o Cristo está chegando. Ele é profeta de Deus, o Senhor, e tem esta tarefa especial de apontar para Jesus e prepará-lo no início de seu ministério. O batismo que João ministra a Jesus é o sinal decisivo para que Ele inicie esse ministério. Tanto Moisés como João, foram pessoas especiais na relação Deus e ser humano/ser humano e Deus. Podemos aprender muito com eles a viver de forma a gradar ao Senhor e também ajudar pessoas a se aproximarem de Deus. Já fomos aproximados pela fé e agora podemos ajudar outros a também caminharem segundo Cristo nos ensinou. Vivamos segundo Jesus e ajudemos a que muitos façam o mesmo. P. Luiz Carlos