Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Preserve a vida...

Senhas diárias

04/01/2020

Os mandamentos dados por Deus através de Moisés queriam, e ainda querem, regular a convivência entre as pessoas, para que seja a melhor possível. O intento não é apenas proibir por proibir, mas cuidar e auxiliar para que as boas relações se perpetuem nos grupos e na sociedade. o quinto mandamento - não mate - tem o objetivo de evitar a dor da perda de vidas, bem como a corrente de vinganças e males que pode se estabelecer a partir de uma morte/assassinato. É para não deixar que o desejo de vingança ou de poder se estabeleça sobre o valor da vida e de uma sociedade com paz e bem. Não mate, isto é, preserve a vida de seu semelhante e perpetue uma ação de convivência fraterna apesar de dores que possam acontecer.
É o que Jesus diz no versículo de Lucas: queiram o bem mesmo para aqueles que fizerem o mal contra vocês. A ideia de Jesus é não deixar que o mal feito se perpetue através de novos males. É necessário parar a corrente do mal com atos de bondade e preservação da vida. O ser humano se irrita com facilidade e constantemente comete atos de violência contra seus semelhantes. Isso, de certa forma, é falta de comunhão com o Senhor. Sabemos que a comunhão com Deus não é uma vacina que erradica todos os atos de maldade de uma pessoa. Também não significa que quem comete um crime não tenha comunhão com o Senhor. Mas, a comunhão com Deus é um instrumento divino que faz a pessoa pensar muitas vezes antes de fazer algo contra o próximo. Especialmente a violência contra o próximo. Portanto, tenhamos os mandamentos como instrumentos para nos conduzir em meio às dificuldades que acontecerem em relação aos nossos semelhantes. Jesus nos orienta para bendizer ao invés de maldizer e agir com violência. Isso faz com que o mal não se perpetue.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 54866

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br