SENHAS DIÁRIAS - 18.03.2021
Provérbios 16.9 – A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor.
2.ª Coríntios 3.5 – Em nós não há nada que nos permita afirmar que somos capazes de fazer esse trabalho, pois a nossa capacidade vem de Deus.
O Senhor é a origem de toda a vida e de todo o poder que há no mundo. Até mesmo o poder que o mal tem vem do Senhor. Porém, é um desvio do propósito inicial de Deus para sua criação. Tudo o que existe está na criação de Deus. Às vezes é difícil de pensar assim e entender como isso acontece. Trazendo para o dia a dia de cada pessoa, temos esta afirmação do autor de Provérbios: A pessoa faz seus planos, mas quem dirige sua vida é Deus, o Senhor. Isto é, por mais que planejemos e nos preparemos para alguma coisa, quem determinará o fim disso é Deus. Se Ele permitir, isso ou aquilo acontecerá. Há situações que planejamos em que Deus não permite qualquer interferência, ou não interfere pessoalmente, e elas acontecem conforme o planejado. Da mesma forma, há situações que planejamos e que nas quais há interferência de circunstâncias externas que modificam tudo e nada sai como planejado. Deus é Senhor e pode agir, ou não, como bem quiser e achar melhor. Isso não está em nossas mãos para decidir. Está, graças ao Senhor, em suas mãos e sempre confiamos que, no final, Ele só quer o nosso bem. Aprender isso deveria nos trazer paz diante da vida e certeza de que Ele está ao nosso lado, nos conduzindo em cada situação. Bendito seja o Senhor Deus.
Paulo afirma isso aos coríntios quando diz que seu ministério está firmado no poder e determinação que vêm de Deus. Ele sabe que não está nele esta força para servir ao Senhor Jesus. Pelo contrário, ele era contra e perseguia os cristãos. Porém, Cristo agiu na sua vida e o transformou pela ação do seu Espírito. Por isso afirma que sua capacidade está baseada no Senhor. Para nós também é assim. Se buscamos servir ao Senhor, não queiramos receber muitos elogios, pois não está só na nossa força a razão para tudo o que acontece. É o Espírito de Cristo que nos capacita. Podemos, isso sim, impedir sua ação em nossa vida. Isso acontece quando fazemos o mal, mesmo sabendo que o bem é nosso maior objetivo. Por isso, quando entendemos que Deus dirige nossos passos, e deixamos que isso aconteça através de sua palavra, somos direcionados para o bem e para o amor ao próximo. Deixemos o Senhor agir na nossa vida. Ele tem grandes propósitos para cada uma e cada um de nós. Propósitos que sempre têm o próximo como objetivo.
P. Luiz Carlos