Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Os mandamentos são vida

Senhas diárias

01/02/2020

Isaías é instrumento de Deus para exortar o povo. Ele lembra ao povo que perderam a chance de viver na paz e na graça do Senhor. Israel está nas mãos dos babilônios e há muito sofrimento para todos. Mas, diz Isaías, isso não precisava ser assim. Caso tivessem dado ouvidos e confiado em Javé, o Senhor, sua terra estaria protegida por Deus e estariam vivendo em paz. Deus os teria defendido e guardado, diz o profeta. O Senhor teria lutado por seu povo e teria mantido sua prosperidade. O profeta está exortando a que o povo perceba que os mandamentos de Deus não são meras proibições, mas o melhor jeito de viver em paz e sob a graça de Deus. Isso vale para nós também. Deus não quer impor proibições inúteis sobre nós, como muitas vezes é entendida a palavra de Deus, mas tem o firme propósito de nos conduzir pelos melhores caminhos que existem. Ele quer manter nossa vida sob sua mão, pois não há lugar melhor para se viver que sob a mão do Pai. Isaías também diz que apesar da infidelidade do seu povo, Deus não abandona e vai trazer libertação novamente. Para isso, vai usar o rei Ciro, da Pérsia. Ele será o instrumento de Deus para tirar Israel das mãos da Babilônia e fazer com que o povo volte para a terra prometida. Isso de fato aconteceu. É o cuidado de Deus para conosco.
Paulo sabe disso e lembra aos coríntios que a libertação e o amor de Deus se materializaram definitivamente em Jesus, o Cristo. Ele nos aceitou para a eternidade através de Jesus. Na cruz ele perdoou nossos pecados e na ressurreição nos deu vida eterna em sua presença. Para nós continua valendo a certeza de que Deus tem o propósito irredutível de fazer o bem em nossa vida e seus mandamentos e sua palavra são a forma através da qual Ele nos ensina a viver bem e com paz sobre nossa vida. Cristo Jesus nos ensinou a guardar a palavra de Deus e a viver segundo ela. Isso nos conduz em meio às situações de dificuldades que enfrentamos, sempre na certeza de que não estamos sós. O Senhor é conosco. Quando passamos por dificuldades, precisamos fazer o esforço de lembrar que Deus colocou todo o seu amor em Jesus e Ele está presente ao nosso lado em toda e qualquer situação. Confiemos no Senhor Jesus e vivamos segundo sua palavra. Ela é vida, verdade e paz.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 54982

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br