Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Orar sempre

Senhas diárias

15/06/2021

SENHAS DIÁRIAS - 15.06.2021
Salmo 66.20 – Eu louvo a Deus porque ele não deixou de ouvir a minha oração e nunca me negou o seu amor.
Colossenses 4.2 – Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.
Orar à divindade é algo que sempre acompanhou o ser humano desde que ele passou a crer em entidades transcendentes. Também desde que passou a dar vida própria e capacidade de ação a astros, a animais e a tantas outras coisas. Cada religião tem suas divindades e suas crenças nas mais diversas entidades. Ao entender que a divindade tinha vida própria, nada mais natural do que conversar com a divindade para que ela, sendo poderosa, ajudasse em situações difíceis, em doenças, em batalhas, em catástrofes e em tantos outros momentos do dia a dia humano. O povo de Israel, formado de Abraão, depois de cultuar várias entidades e deuses ao longo de sua história, aprendeu a buscar por Javé, o Senhor, como único Deus. Tudo se dirigia a Javé e dele se esperava toda a ajuda, todo o cuidado e a ele se creditava todo o livramento e a condução da vida ao longo dos séculos. A história de Israel, desde sua formação, está formalizada sobre a presença de Javé como Deus e Senhor do mundo. Por isso o salmista convida sua comunidade a se juntar a ele no louvor, na adoração e na oração ao Senhor. Sua experiência, e seu conhecimento da história do povo, é de que Deus atende as orações, livra das dificuldades e conduz através das mais diversas situações. Sua afirmação é clara: Eu louvo a Deus porque Ele não deixou de ouvir a minha oração e nunca me negou o seu amor. O salmista está em paz com Deus e com a absoluta confiança de que é objeto do cuidado e da graça do Senhor. Ele está alegre e convida a todos a também experimentarem a presença e a ação do Senhor em suas vidas. Isso vale para cada uma e cada um de nós. Também nós temos muitas experiências que nos mostram a presença e a ação do Senhor em nosso dia a dia. Isso é motivo de muito louvor e adoração. Também motivo de continuar trazendo nossa vida diante do Senhor em oração.
É o que Paulo exorta a que os colossenses façam. Eles devem perceber esta presença de Deus em suas vidas, a partir da fé em Jesus, e continuarem firmes na oração e expressarem a gratidão a Deus por tudo que Ele tem feito em suas vidas. Tanto a oração pessoal como a comunitária devem fazer parte de nossa vida. Jesus orava para estar em comunhão com Deus, para se fortalecer espiritualmente, principalmente nas situações de tentação e provação e para interceder em favor de pessoas. Se ele precisava, que dirá nós! Várias vezes Ele falou sobre a importância de orar, incentivou a orar e ensinou como orar, inclusive ensinou o Pai Nosso, o qual e uma oração especial, tanto do ponto de vista pessoal, como comunitária. Continuem firmes na oração, diz Paulo. Agradeçam a Deus e sigam alertas para perceberem tudo o que o Senhor já fez e está fazendo em suas vidas. Isso chegou até nós e também quer nos incentivar a buscar pelo Senhor em oração, em louvor, na expressão de gratidão e adoração a Jesus, a Deus. Jesus ensinou e motivou a orar com confiança e humildade sabendo que diante de Deus não temos méritos, mas dependemos exclusivamente da sua graça. Na oração somos convidados a entregar tudo o que nos deixa ansiosos: insegurança, medos, nervosismo, falta de paciência, apreensão, preocupação. Ele nos acalma, aquieta e nos dá paz. A oração nos alivia de inquietações e preocupações em relação às necessidades que temos, seja de saúde, sustento. Ela nos ajuda a confiar em Deus como Deus da Providência e do cuidado; nos ensina a depender e esperar em Deus. Deus não atende todos os nossos desejos, mas atende todas as nossas necessidades essenciais. Podemos confiar sempre. Oremos, pois o Senhor está atento a nós. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63120

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br