Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Obedecer...

Senhas diárias

15/10/2020

SENHAS DIÁRIAS - 15.10.2020
Desde a criação, quando recebemos a capacidade de decidir o que fazer ou não fazer, o livre arbítrio para as coisas do dia a dia, seguimos entre o bem e o mal. Vivemos entre o que é bom e o que é mau. Temos decisões, atitudes e palavras que prejudicam pessoas e outras que ajudam pessoas. Javé, o Senhor, sempre exortou o povo de Israel, seu instrumento de testemunho para o mundo, a que vivesse conforme seus mandamentos e sua Palavra, pois estes fariam com que o bem sempre fosse maior que o mal na convivência entre as pessoas. Isso se mantém. Deus quer que decidamos pelo que é certo e nos esforcemos para deixar o que é errado de lado, o que faz mal para às pessoas. A Bíblia nos orienta que o pecado ainda tem ação em nós e dificulta nossas atitudes. Por isso os profetas e lideranças do povo sempre exortaram para que houvesse um esforço em fazer o bem sempre e cada vez mais. Quando somos sinceros conosco mesmos, percebemos este impasse entre o que queremos e que acabamos fazendo tantas vezes. É verdade que muitas pessoas fazem o mal deliberadamente porque querem machucar pessoas, querem se impor sobre o próximo, querem agir com tirania e despotismo.
Paulo reconhece esta incapacidade de fazer o bem sempre. Ele assume que muitas vezes quer fazer o bem, mas acaba fazendo o mal. A lei de Deus, para nós a Palavra de Cristo, nos ensina e motiva para o bem e o que promove a vida das pessoas com as quais convivemos. Mas o pecado, que ainda habita em nós, nos empurra, constantemente, para fazermos o que não é bom, justo e que promova a vida do próximo, até mesmo a nossa. Mas ele afirma que, mesmo com esta inclinação/propensão para o pecado, Jesus é o que traz a libertação do peso do pecado sobre ele, sobre nós. Sua inclinação para o mal, para o pecado, é combatida pela graça de Jesus que está sobre nós e pela libertação que recebemos com sua morte e ressurreição. Ele nos motiva e fortalece para resistirmos ao mal e insistirmos no bem. Sua última palavra neste texto é: Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Busquemos por Jesus e façamos sua vontade cada vez mais. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59430

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br