Moisés havia sido tomado por Deus, e morrido, e o Senhor o sepultou em lugar desconhecido. Após isso, Javé chama Josué e transfere para ele a responsabilidade em conduzir o povo para dentro da terra prometida e tomá-la como promessa do Senhor. Assim como estava com Moisés, Deus promete estar com Josué e cercá-lo, bem como ao povo, com sua graça e sua proteção, para que a terra seja conquistada. Essa certeza da presença do Senhor deveria
fazer com que a confiança de Josué se firmasse e o mantivesse firme nessa caminhada à frente, animando também o povo. Quando lemos adiante, no texto de Josué 1, vemos que o Senhor repete sua promessa de acompanhar Josué e o povo, mas exorta a que sigam para a terra, cuidando de fazer conforme toda a lei que foi dada através de Moisés; não se desviar nem para a direita, nem para a esquerda, a fim de serem bem sucedidos por onde quer que fossem. A principal lei para o povo de Israel era Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses além de mim, isto é, apenas ouvirás o que eu te digo para fazer. Isso nos mostra algo muito importante e que nos faz diferenciar entre promessa que Deus cumpre e bênção dada por Ele. As promessas de Deus sempre se cumprem - o povo entrou e tomou a terrá prometida -, mas as bênçãos dependiam da obediência aos mandamentos do Senhor. Deus garante suas promessas, mas as bênçãos dependem da atitude que o povo tem diante da promessa. Entraram na terra, mas seriam abençoados na medida em que andassem nos caminhos de Deus. Deus garantiu estar com Josué e nunca o abandonou. Ele podia confiar no Senhor e assim o fez.
Jesus consola seus discípulos dizendo que eles ficariam tristes com a morte dele, mas voltariam a ter alegria, pois ele retornaria à vida e o Espírito Consolador estaria para sempre com eles. A promessa se cumpriu, pois aconteceu a ressurreição, a ascenção e o Pentecostes. A dor passou e a alegria se fez renovada na medida em que os discípulos, e a primeira comunidade se firmou na palavra de Cristo e seguiu confirme a Sua vontade. O Senhor é conosco, mantém suas promessas e as cumpre. Cabe a nós recebê-las, bem como as bênçãos pertinentes, vivendo segundo o bem que o Senhor nos ensinou e mandou fazer. Façamos assim.