Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

O Senhor cuida de seu povo

Senhas diárias

15/04/2020

Um dos grandes desafios do povo de Deus sempre foi, e ainda é, confiar que o Senhor vai sempre suprir os que nele confiam com o necessário para viver. Assim foi com o povo que saiu do Egito, na longa caminhada para a terra prometida. Enquanto no Egito, passaram grandes aflições e dificuldades enormes, e apesar de muitos terem morrido por causa dessas aflições, o povo sobreviveu e seguiu sua vida ao longo das décadas. Durante a caminhada no deserto as dificuldades também foram grandes e desafiadoras para a fé do povo. Mas, chegaram na terra, mesmo que a geração que saiu do Egito não tenha conseguido, a não ser Calebe e sua família. Moisés não pode entrar na terra prometida, mas foi um líder que sempre relembrou às pessoas o cuidado de Deus para com seu povo. Esta palavra das senhas de hoje fala exatamente isso. Moisés reconta ao povo, pois muitas crianças haviam crescido, como foi a caminhada pelo deserto e o cuidado de Deus não deixando que qualquer coisa faltasse para a sobrevivência de todos. O desafio permanece hoje: confiar que o Senhor mantem seu povo. Ao mesmo tempo, perguntas nos vêm a mente: Os que passam dificuldades , como crianças e pessoas que moram na rua, os moradores do nordeste que vivem em extrema pobreza, os povos indígenas, todos os africanos de vários países que morrem de fome e de falta de assistência, não confiam em Deus e o Senhor os deixa nesta condição? O Senhor não os supre com o necessário, pois não confiam em Jesus?!
Paulo, e os demais apóstolos, nos dão uma luz para entender um pouco melhor toda esta situação de fome e miséria que se abate sobre tantas pessoas. O apóstolo nos diz que passar por dificuldades não significa que Deus esteja longe de sua vida, sem acompanhar os seus. As dificuldades fazem parte da vida. Paulo optou por um ministério que causou inúmeras dores e dificuldades, e acabou por ser morto em Roma, conforme diz a tradição. A grande maioria dos outros apóstolos acabou morrendo como mártir por causa da sua fé, bem como milhares de cristãos que mantinham sua fé em Cristo Jesus. Paulo diz que, aparentemente, nada tinha, mas seu ministério ajudou tantas pessoas e ele próprio, tinha tudo o que necessitava, a fé em Cristo, mesmo faltando todo o resto. Isso era tudo para Paulo. Ter pouco ou nada não significa falta de confiança em Deus e ter muito, mesmo que seja por ter se aproveitado de situações favoráveis, de ter agido com desonestidade, de ter se aproveitado de pessoas que passavam por dificuldade ou de ter trabalhado com honestidade e afinco, não significa que a confiança e a bênção de Deus estejam sobre estas pessoas. Em Jesus, aprendemos a confiar que tudo está nas mãos de Deus e Ele permite dor e sofrimento, bem como alegria e felicidade, sem medir sua presença através de alimento ou bens. Pensemos nisso, pois muitas perguntas permanecem em aberto...


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56075

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br