SENHAS DIÁRIAS - 09.05.2022
Salmo 11.7 – Por ser justo, o Senhor ama a justiça.
Efésios 4.23-24 – Deixe-se renovar no espírito do entendimento de vocês, e se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Por ser justo, o Senhor ama a justiça é a palavra do salmista no seu cântico. Ele lembra sua comunidade que Deus quer o bem, a verdade, a justiça, o respeito mútuo, o cuidado mútuo entre as pessoas. Ele não quer as desigualdades que existem e nem as injustiças que são tão comuns entre seu povo. Muitas vezes os profetas denunciam que a justiça é comprada e os mais fracos não são respeitados em seus direitos. Deus não compactua, em absoluto, com ações de injustiça, especialmente a parcialidade na justiça que causa mais sofrimento e tornavam mais marcante as diferenças sociais na época e tão comuns hoje. Deus é justo e não aceita que a justiça seja manipulada tão descaradamente. Desde os pequenos gestos e atitudes do dia a dia, até as grandes ações judiciárias que movimentam também nosso país.
Paulo exorta a que os efésios se deixem modificar, dia a dia, em seu proceder para com as demais pessoas. A natureza pessoal precisa ser renovada e transformada pela ação do Espírito e os ensinamentos de Jesus precisam ser a base do procedimento de cada uma e cada um dos seguidores do Senhor Jesus. Isso vale para nós também. Deus continua o mesmo que foi na ocasião. Os ensinamentos de Jesus valem para a época de Paulo e para a nossa época hoje. Jesus não é injusto. Pelo contrário, Ele não abençoa as injustiças que promovem as disparidades sociais de um país. O Espírito Santo não é o autor de ricos e pobres, mesmo que pareça abençoar a alguns com fama e riqueza. Toda disparidade social não tem base na fé em Jesus. Os crentes em Cristo precisam se deixar transformar pela palavra do Senhor. E assim serão agentes de transformação na vida de nossa sociedade. Façamos assim: nos deixemos transformar pelo Senhor Jesus. P. Luiz Carlos