SENHAS DIÁRIAS - 11.06.2021
Isaías 33.22 – O Senhor é o nosso Juiz, é ele quem nos governa; o Senhor é o nosso Rei, é ele quem vai nos salvar.
Lucas 9.20 – Jesus disse aos discípulos: – E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? Pedro respondeu: – O Messias que Deus enviou.
O profeta Isaías mantém o povo com o olhar voltado para Javé, o Senhor. Diante do inimigo e das dificuldades que isto causa, o profeta reafirma que Deus está presente e vai livrar o povo de todo o perigo. Porém, o povo precisa confiar apenas em Javé e saber que ele vai agir na hora certa. O profeta acusa Israel de buscar ajuda no Egito, para combater a Assíria, e deixar o Senhor de lado. O Senhor é o nosso juiz, diz o profeta. O Senhor é o nosso rei, é Ele quem vai nos salvar. Há uma motivação a manter a certeza da intervenção de Deus naquela situação. Isso mostra um caminho para cada uma e cada um de nós em meio a dificuldades que se nos acometem. Não importa o perigo que está em nossa porta. Deus está presente também e vai conduzir nossa vida com sua mão bondosa. Podemos confiar no Senhor. De forma especial, esta palavra nos dirige os olhos para a pessoa e obra de Jesus, o Cristo.
É o que o próprio Jesus faz para seus discípulos. Ele procura fazer com que seus discípulos percebam quem de fato Ele é. Ao questioná-los, Jesus quer que entendam a sua pessoa e sua obra. Após as várias respostas do povo, Pedro, por ação do Espírito, faz a afirmação de que Jesus é o Cristo de Deus. Esta afirmação contém toda a confiança e esperança criadas pelas promessas da vinda do Messias. Se Pedro tinha, de fato, a compreensão da dimensão desta afirmação não sabemos, mas o Espírito revelou para ele. É a nossa compreensão também. Jesus é o Cristo de Deus e sobre Ele está posto o perdão e a salvação da humanidade. Deus se revelou para o mundo na pessoa de Jesus e sobre isso firmamos nossa fé e nossa vida. Mantenhamos nosso olhar posto em Cristo e sigamos segundo sua vontade e seus valores. Ele é o Messias! Ele é o Cristo. Ele é o Senhor do mundo. Ele está conosco e nos conduz. Confiemos. P. Luiz Carlos.