SENHAS DIÁRIAS - 10.05.2022
Jeremias 31.34 – Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: “Conheça o Senhor!” Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles, diz o Senhor.
João 6.28-29 – Então lhe perguntaram: – Que faremos para realizar as obras de Deus? Jesus respondeu: – A obra de Deus é esta: que vocês creiam naquele que ele enviou.
Uma das promessas de Deus para Israel, e para o restante de humanidade, é que chegará o tempo em que o Espírito do Senhor vai estar para sempre na vida das pessoas. O profeta Jeremias traz esta palavra com dois objetivos. Um deles é dizer que o próprio Deus vai ensinar seu povo e a humanidade. O próprio Deus estará presente de forma definitiva na vida da humanidade. O outro motivo é dizer que não se ensinará mais coisas erradas e mentiras uns para os outros. O próprio Deus vai interferir e agir de forma definitiva na vida das pessoas. Ele vai se revelar e todas as pessoas conhecerão sua presença sem necessitar que alguém os ensine. O profeta quer animar o povo que está passando por dificuldades e precisa de ânimo diante de tantas palavras diferentes para a situação. Israel é chamado a não ouvir qualquer palavra, mas ter a certeza de que a Palavra de Deus chegará até ele. Deus se propõe a mostrar o caminho definitivo para Israel e para a humanidade. Nós temos a Palavra do Senhor à nossa disposição nos dias de hoje. A Bíblia é quem revela o Senhor e somos chamados a dar ouvidos a ela. Deus vai agir com seu Espírito na vida da humanidade.
Isso se torna realidade na vinda de Jesus, Senhor e Salvador. O Caminho, a Verdade e a Vida se estabelecem definitivamente no Cristo de Deus. Nele o Senhor Deus se faz conhecer e toda a humanidade vai também conhecer a Deus. O próprio Jesus nos afirma que conhecer a Ele é a principal obra a ser feita para servir ao Senhor. Jesus é o Salvador e Senhor do mundo, portanto conhece-lo é viver diferente do que sempre se viveu e é fazer a sua vontade. Esta é a grande mudança da vida da gente. O Espírito age neste mundo e ensina para as pessoas que Jesus é Deus revelado e presente entre nós. A ação do Espírito continua a acontecer conforme a sua vontade. Ele sopra onde quer e para onde quer. Nós somos chamados a viver segundo tudo o que já aprendemos e conhecemos de Jesus. Assim, a presença de Jesus estará tão clara entre a humanidade que já não se precisará mais ensinar. Bastará que a humanidade olhe para a vida dos autênticos crentes em Cristo Jesus. Ele é a diferença na vivência em sociedade. Façamos assim. P. Luiz Carlos