SENHAS DIÁRIAS - 28.05.2021
Miqueias 7.9 – Ele nos levará para a luz, e nós seremos salvos.
Atos 9.17 – Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: – Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.
O Messias era aguardado pelo povo de Israel. Essa promessa estava no horizonte da nação. Ele viria e traria um novo tempo, especialmente de forma política e geográfica, pois estabeleceria novamente o reinado de Davi. Mas também traria um novo jeito de viver. Miqueias mostra isso com suas palavras direcionadas ao Ungido do Senhor. Ele conduzirá o povo para a luz, isto é, para viver segundo a Palavra e os Mandamentos de Javé, o Senhor. Neste jeito de viver estará incluso uma vida de paz, comida à vontade, velhice próspera, sem doenças e sem perigos e inimigos. A salvação está direcionada para uma nação estável sob todos os pontos de vista. Há também a visão de vida eterna já embutida na esperança israelita. E é esta visão que se impõe para o Novo Testamento.
Paulo, ainda Saulo, teve a experiência de encontrar Jesus no seu caminho para Damasco. A luz o cegou e ele ficou dependente das pessoas. O Senhor não o deixou só, pois tinha planos, grandes planos com ele. O profeta Ananias foi incumbido por Jesus para curar a Saulo e chamá-lo para o ministério, sob a ação do Santo Espírito. Jesus trouxe luz sobre a vida de Saulo, o qual assumiu o nome de Paulo. A esperança cristã não se baseia, de forma especial, na espera por uma nova nação, politica e geográfica, mas um novo ser humano, renovado pela fé em Jesus e feito nova criatura. Paulo experimentou esta renovação e tornou-se um dos maiores missionários da cristandade. Nós somos transformados a cada dia, no contato com a Palavra de Jesus, e somos feitos novos pela ação de seu Espírito em nosso dia a dia. Jesus nos levou para a luz e a salvação eterna está posta sobre nosso mundo. Podemos confiar e viver como se isso já fosse uma realidade completa. Temos a liberdade e a alegria de viver segundo Jesus e sermos estas novas criaturas que testemunham o novo tempo de Deus. Façamos assim que o Senhor se alegrará cada vez mais com nosso viver e as pessoas receberão bênçãos sobre bênçãos através de nossas ações. P. Luiz Carlos