SENHAS DIÁRIAS - 25.09.2021
Jeremias 25.6 – Vocês não deviam andar procurando outros deuses para adorar, não deviam fazer o Senhor ficar irado por causa dos ídolos que vocês fizeram.
Atos 17.24-25 – Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. E também não precisa que façam algo por ele, pois é ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais.
Uma das queixas e acusação de Javé, o Senhor, em relação a Israel é a idolatria. O povo de Israel, especialmente suas lideranças, reis, corte, juízes, sacerdotes e tantas mais, constantemente procurava por deuses falsos, de povos vizinhos, para colocar no lugar do Senhor. Isso causava a ira de Deus e o resultado era ser deixado de lado, sofrendo com males que poderiam ser evitados se tivesse permanecido sob a mão do Senhor e fiel aos seus mandamentos e leis. O profeta exorta o povo e afirma que o caminho de idolatria não é recomendado, pois ele leva para longe do Senhor, o Deus verdadeiro, e não há outros deuses. Todos são falsos e sem vida alguma. Apenas o deus criador é senhor sobre tudo e todos e dele dependemos para a vida.
É o que Paulo diz aos seus ouvintes, como testemunho de sua fé, quando afirma que o Senhor Deus é o Criador de tudo e de todos e nada precisa de nós. Nós é que precisamos dele. Também não se pode prender Deus dentro de uma construção, pois Ele anda onde quer, faz o que quer e ninguém há que possa se interpor a Ele e ter bom êxito nesta empreitada. Ele é Senhor de tudo e de todos. Tudo tem sua origem no Senhor Deus e por isso necessitamos que Ele nos preserve, nos conserve e nos dê vida de paz e bem. Somos chamadas e chamados a servir ao Senhor, com o bem ao próximo em tudo o que fizermos, como resposta ao seu cuidado para conosco. Exatamente por isso que algumas palavras de Jesus nos remetem para o amor concreto ao necessitado, ao carente, ao sofredor, pois nada podemos fazer para ajudar ou consolar Deus. Podemos, isso sim, atender a palavra de Jesus que diz: sempre que fizerem o bem a alguns destes pequeninos, estão fazendo para mim. Ele não precisa de nós, mas nós precisamos dele e precisamos uns dos outros para vivermos segundo Cristo Jesus. Façamos assim. P. Luiz Carlos