Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Não esqueçam de Deus...

Senhas diárias

22/07/2021

SENHAS DIÁRIAS - 22.07.2021
Deuteronômio 6.11-12 – Quando vocês tiverem comida à vontade, tenham o cuidado de não esquecerem Deus.
1.ª João 3.17 – Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como
pode afirmar que, de fato, ama a Deus?
O povo já está às portas na nova terra. Em breve entrarão nela e a possuirão. Moisés está chegando ao final de sua jornada. Ele continua trazendo algumas palavras de recomendação ao povo. Está orientando para que vivam segundo os mandamentos e palavras de Javé, o Senhor, nesta nova vida, neste novo lugar. O povo passou dificuldades no Egito e durante a caminhada de tantos anos. Agora, o horizonte é de um lugar que mana leite e mel, isto é, um lugar fértil, que vai produzir muito alimento e não mais faltará na mesa do povo. Sua exortação é para que quando isso acontecer, as pessoas não esqueçam quem os levou até ali e lhes deu a terra e vai continuar cuidando para que o alimento não falte: Deus, o Senhor. Mas, há um detalhe importante a ser considerado nesta exortação. Moisés não refere apenas a não esquecer de dizer obrigado para Deus. Pode ser numa oração antes da refeição, ou pode ser numa celebração de culto. O que Moisés quer que o povo nunca esqueça é aquilo que a Palavra ensina. Não é tanto palavras de agradecimento ao Senhor, que são importantes, mas é não esquecer o que os mandamentos da fraternidade, da solidariedade e do cuidado com os irmãos carentes ensina. Quando tiverem a mesa farta, não esqueçam que ainda haverá muitos que não terão que comer, onde morar e o que vestir. Esse é o sentido da exortação de Moisés. Pois dizer algumas palavras antes de uma refeição não é difícil, mesmo verdadeiras. O difícil é repartir esta refeição com quem está carente.
É o que o apóstolo João diz à sua comunidade. Não são tanto as palavras que agradecem a Deus, mas muito mais é o agir conforme os mandamentos de amor que Jesus tanto ensinou e insistiu com seus discípulos e as comunidades que se formaram ao longo dos anos. Não há como afirmar que se ama a Deus se não tivermos gestos concretos de amor, especialmente material, com os carentes. Se alguém é rico, isto é, tem posses além do necessário, e vê seu irmão passando necessidade, mas fecha seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? As palavras das senhas são mais do que esclarecedoras. Elas são um divisor de águas no que tange a sermos gratos ao nosso Senhor Jesus, o Cristo de Deus. Pensemos nisso. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63758

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br