Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Não adulterarás. Por que?

Senhas diárias

12/03/2019

Após tirar o povo de Israel do Egito,e antes de conduzi-lo para dentro na terra prometida, Deus deu seus mandamentos e seus preceitos para que o povo tivesse um rumo a seguir. Através de Moisés, o Senhor ensinou seu povo nos caminhos que deveriam andar para viver sob sua graça e sua misericórdia. Seus mandamentos eram os luzeiros que fariam Israel ser testemunha da ação misericordiosa do Senhor e ser um povo diferente dos povos que habitavam em Canaã. Entre estes mandamentos estava, e ainda está, a proibição do adultério e da cobiça em relação à esposa de outro homem. O mandamento de não cobiçar se refere a tudo o que pertence ao próximo. Sabemos que na época em que foi dado o mandamento a mulher era tida como uma espécie de propriedade do homem. Assim podemos ampliar e dizer que o mandamento se refere à esposa e/ou esposo de outra pessoa. A ideia é garantir os bens e a vida do semelhante, preservando a sua possibilidade de viver em paz e com dignidade.
Paulo amplia este mandamento ao dizer que quem ama, conforme o amor de Cristo, vai evitar ao máximo fazer o mal e prejudicar seu próximo. Nisso está implícito a cobiça do que faz parte da sua vida. Não como bens que lhe pertençam, mas como aquilo que lhe dá segurança e paz para viver. É o que se deduz do ensino de Jesus: Não faça aos outros o que não queres que façam a ti. Ou, faça aos outros o que queres que façam a ti. Da mesma forma, este mandamento procura evitar a leviandade em relação aos sentimentos e ao respeito para com as pessoas com as quais convivemos. Inclusive para com sua esposa ou esposo, que sofrem muito quando acontece o adultério. Deus, especialmente em Cristo, quer nos preservar vida digna e quer que ajudemos os outros a preservá-la também. Façamos assim. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51176

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br