Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Graças a Deus...

Senhas diárias

27/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 27.03.2021
Deuteronômio 8.12,14 – Vocês terão toda a comida que quiserem; construirão casas boas, onde morarão. Então, tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus.
1.ª Tessalonicenses 5.18 – Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.
Gratidão a Deus sempre foi algo muito importante na caminhada do povo de Israel e depois da Igreja Cristã. Moisés anuncia ao povo que na nova terra haverá fartura e bem estar para todos. Isso é algo muito importante também: para todos. Haverá comida e casas para morarem. Todos terão o necessário, e até fartura, na nova terra. Ela é capaz de dar tudo isso ao povo do Senhor. Há um porém! Moisés exorta a que prestem atenção/tomem cuidado para não esquecerem quem é a razão disso: o Senhor Deus. Pessoalmente creio que esta foi e continua sendo a grande dificuldade das pessoas para que haja uma boa convivência entre todos: não reconheceram que o Senhor era o responsável pela terra ser boa e haver comida e moradia para todos. É um detalhe pequeno, parece, mas que faz toda a diferença para a vida em sociedade segundo os valores de Deus. Nós aprendemos que precisamos agradecer ao Senhor por todas as bênçãos que recebemos. Mas, reconhecer que o Senhor é a fonte de tudo o que temos significa assumir os valores deste Deus. E isso o povo não fez. Por isso Moisés diz: tomem cuidado! Imediatamente, quando na terra, deixaram a gratidão a Deus de lado e passaram a olhar seu esforço pessoal e sua capacidade como razão para tudo o que conquistavam. Se consegui é porque mereço. Quem não conseguiu deve sofrer as consequências. Essa é máxima do ser humano através dos tempos. Nisso estão incluídos o povo de Israel e também a igreja cristã. Era justamente isso que Deus queria evitar com esta exortação através de Moisés. A máxima deveria ser: Deus nos trouxe aqui e nos deu tudo o que é necessário, e até fartura, para vivermos como seu povo. Faltou gratidão a Deus. Faltou reconhecer, na prática que Deus é a razão de todo o bem. É uma exortação a todo gênero humano em suas relações sociais. Mas deu no que deu!
Paulo também exorta a que suas comunidades enxerguem a importância de reconhecer que Deus é a razão de tudo. Quando Ele é reconhecido como tal, como autor e mantenedor da vida, os valores do ser humano mudam e as diferenças acabam caindo. Como diz Paulo, é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Hoje, há um grande abismo criado e reforçado, também pela igreja cristã, entre as pessoas. Parece, quase impossível superar. Aparentemente, o que nos resta é tentar fazer obras de caridade para aliviar um pouco desta desigualdade. Quem, de fato, percebe a ação de Deus em favor do ser humano e quer fazer algo neste sentido, encontra uma parece quase intransponível. Mas Deus continua querendo que seu povo seja diferente. Precisamos reaprender a sermos gratos a Deus, não apenas de palavras, mas de gestos bem concretos em favor de nossos semelhantes. Amor e Deus e ao próximo como a si mesmo, essa é a grande máxima a ser perseguida e vivenciada. P. Luiz Carlos. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 61683

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br