Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Graças a Deus...

Senhas diárias

27/03/2021

SENHAS DIÁRIAS - 27.03.2021
Deuteronômio 8.12,14 – Vocês terão toda a comida que quiserem; construirão casas boas, onde morarão. Então, tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus.
1.ª Tessalonicenses 5.18 – Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.
Gratidão a Deus sempre foi algo muito importante na caminhada do povo de Israel e depois da Igreja Cristã. Moisés anuncia ao povo que na nova terra haverá fartura e bem estar para todos. Isso é algo muito importante também: para todos. Haverá comida e casas para morarem. Todos terão o necessário, e até fartura, na nova terra. Ela é capaz de dar tudo isso ao povo do Senhor. Há um porém! Moisés exorta a que prestem atenção/tomem cuidado para não esquecerem quem é a razão disso: o Senhor Deus. Pessoalmente creio que esta foi e continua sendo a grande dificuldade das pessoas para que haja uma boa convivência entre todos: não reconheceram que o Senhor era o responsável pela terra ser boa e haver comida e moradia para todos. É um detalhe pequeno, parece, mas que faz toda a diferença para a vida em sociedade segundo os valores de Deus. Nós aprendemos que precisamos agradecer ao Senhor por todas as bênçãos que recebemos. Mas, reconhecer que o Senhor é a fonte de tudo o que temos significa assumir os valores deste Deus. E isso o povo não fez. Por isso Moisés diz: tomem cuidado! Imediatamente, quando na terra, deixaram a gratidão a Deus de lado e passaram a olhar seu esforço pessoal e sua capacidade como razão para tudo o que conquistavam. Se consegui é porque mereço. Quem não conseguiu deve sofrer as consequências. Essa é máxima do ser humano através dos tempos. Nisso estão incluídos o povo de Israel e também a igreja cristã. Era justamente isso que Deus queria evitar com esta exortação através de Moisés. A máxima deveria ser: Deus nos trouxe aqui e nos deu tudo o que é necessário, e até fartura, para vivermos como seu povo. Faltou gratidão a Deus. Faltou reconhecer, na prática que Deus é a razão de todo o bem. É uma exortação a todo gênero humano em suas relações sociais. Mas deu no que deu!
Paulo também exorta a que suas comunidades enxerguem a importância de reconhecer que Deus é a razão de tudo. Quando Ele é reconhecido como tal, como autor e mantenedor da vida, os valores do ser humano mudam e as diferenças acabam caindo. Como diz Paulo, é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. Hoje, há um grande abismo criado e reforçado, também pela igreja cristã, entre as pessoas. Parece, quase impossível superar. Aparentemente, o que nos resta é tentar fazer obras de caridade para aliviar um pouco desta desigualdade. Quem, de fato, percebe a ação de Deus em favor do ser humano e quer fazer algo neste sentido, encontra uma parece quase intransponível. Mas Deus continua querendo que seu povo seja diferente. Precisamos reaprender a sermos gratos a Deus, não apenas de palavras, mas de gestos bem concretos em favor de nossos semelhantes. Amor e Deus e ao próximo como a si mesmo, essa é a grande máxima a ser perseguida e vivenciada. P. Luiz Carlos. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
ID: 61683

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br