SENHAS DIÁRIAS - 19.06.2021
Miqueias 2.1 – Ai daqueles que antes de se levantarem de manhã já fazem planos para explorar e maltratar os outros! E logo que se levantam fazem o que querem, pois são poderosos!
Mateus 20.25-26 – Jesus Cristo diz: Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros.
Mais uma vez as palavras das Senhas exortam contra a injustiça, contra a exploração dos poderosos em relação aos fragilizados, aos pobres, contra os valores sobre os quais a sociedade está firmada e com os quais vive sem qualquer sinal de mudança. O profeta está refletindo e falando do que acontecia no seu país em sua época. Havia gente que tinha muito e era considerada poderosa diante da população e os que pouco ou nada tinham e ainda eram explorados pelos que detinham o poder. É clara a condenação de fazer planos para obter riquezas ou bens através de influência, força ou qualquer outra estratégia exploradora. Ai dos que maquinam planos já antes de levantar e depois os colocam em prática obtendo ainda mais bens. Isso continua em nossa sociedade. O ser humano é marcado pela ganância, pelo desejo de ter mais e mais, pela disposição, fruto do pecado, em obter vantagens pessoais independente da situação de quem perde algo, algum bem, mesmo que isso traga grandes dificuldades para a família toda. Deus condena este tipo de procedimento e exorta que isso pode ter consequências agora, em vida, ou depois, de alguma forma que não será agradável. Não sabemos como será, mas a exortação é para que se evite proceder desta forma.
Jesus diz aos seus discípulos que a sociedade vive de forma contrária aos valores e à ética de Deus. Ele afirma que os dominadores e as autoridades dos pagãos vivem de forma contrária ao Reino de Deus, mas entre o povo de Deus não pode ser assim. Aqui está em foco o povo de Israel como nação e não apenas os discípulos. Jesus exorta para que o povo viva de forma a agradar ao Senhor e tenha atitudes que mostrem o amor a Deus, acima de qualquer coisa, e o amor ao próximo como a si mesmo. Os discípulos deveriam viver de forma tal que ajudassem o povo a mudar seu comportamento para que este jeito de Jesus se espalhasse por todo o Israel. Depois fosse mostrado a todos os povos. A Igreja cristã, ao longo dos séculos interpretou esta afirmação de Jesus como referente apenas à ela. Porém, Jesus continua exortando para que suas discípulas e seus discípulos, a Igreja, viva de forma tal, não apenas entre si, mas na sociedade onde está inserida, para que esta seja transformada e viva o jeito do Reino de Deus. Entre vós não pode ser assim. Entre vós tem que ser diferente, pois vocês são o novo povo do Senhor. Vocês são chamados a mostrar a maneira que Deus a convivência na terra. Os importantes precisam ser os que mais servem e não o contrário. Isso vale para nós. Não usar do poder que se possua e nem ter poder que possa explorar as outras pessoas. Somos chamados a servir e ajudar a que os outros tenham vida digna. Pensemos nisso e vamos agir como tal. P. Luiz Carlos