SENHAS DIÁRIAS – 11.02.2022
Josué 23.11 – Empenhem-se em amar o Senhor, seu Deus.
João 14.23 – Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Israel já está estabelecido na nova terra e há paz ao seu redor. Josué chegou à velhice e sente que seu fim está próximo. Ele cumpriu o propósito para o qual foi estabelecido, por Moisés, à frente do povo. Tudo está em ordem e Josué começa a se despedir das tribos, as quais ele liderou por tanto tempo. Faz seus últimos discursos visando exortar o povo a manter firmeza na fé e na fidelidade ao Senhor Deus. Ele sabe que há muitos falsos deuses e cultos nas nações vizinhas. Por isso se esmera em ensinar ao povo a importância de manterem seu olhar no Senhor e viverem conforme suas leis e mandamentos. Empenhem-se em amar o Senhor, seu Deus, exorta Josué. Isto é, mostrem que vocês amam a Javé, o Senhor, fazendo a sua vontade. O amor não é apenas de palavras. Ele tem consequências práticas no dia a dia das pessoas, no nosso dia a dia. O povo deveria fazer de tudo, com afinco, para se manter nos caminhos de Deus e assim mostrar que esses eram os únicos que importavam ser seguidos. Não deveriam apenas falar de amar a Deus, mas exercitar o amor do Senhor em todas as suas ações.
É o que Jesus diz aos discípulos e ouvintes. Se alguém me ama, guardará a minha Palavra. Isto é, amar a Jesus tem implicações na vida diária. O amor a ele não é algo do ar ou apenas de palavras, mas algo do viver. Também nós somos chamados a amar a Jesus naquilo que fazemos. Alguém afirmou que amar é se doar em favor de quem é amado. Assim, amar a Jesus é nos doarmos em favor dele e termos a Ele como nosso caminho, nossa verdade e nossa vida. Ele ama a humanidade e se entregou por ela. Nos chama a amar como Ele amou. Isso implica em atitudes e ações nossas em favor desta humanidade onde estivermos e no que vivermos. Se alguém me ama fará aquilo que a minha palavra está dizendo. Esta pessoa vai empenhar-se no mesmo amor de Jesus. Somos animados pelo Senhor a buscarmos amar como ele amou. Assim mostraremos que, de fato, temos amor por Ele. Sigamos a Cristo e amemos uns aos outros e às demais pessoas. P. Luiz Carlos.