SENHAS DIÁRIAS - 17.07.2021
Salmo 147.3 – Deus cura os que têm o coração partido e trata dos seus ferimentos.
Marcos 16.2-4 – As mulheres foram ao túmulo. No caminho perguntavam umas às outras: Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo? Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada.
Essa compreensão acompanha o povo de Israel em relação ao Senhor Deus desde sempre: Deus consola e cuida dos sofridos, dos angustiados, dos injustiçados, machucados e carentes de proteção cuidado. Esta compreensão acompanha a grande maioria dos povos e crenças em relação aos seus deuses. O salmista apresenta seu motivo de louvor e adoração à comunidade: Deus é protetor e consolador. Seu salmo canta para o Senhor que cura os sofrimentos e aplaca as dores. Ao mesmo tempo, ele exorta a que se busque pelo Senhor nos momentos de dificuldades e dor, pois quem o fizer achará consolo e cuidado. Isso vale para cada uma e cada um de nós. O Senhor está perto dos que clamam por Ele. O Senhor está presente consolando e animando para seguir adiante. Ele conhece as dores que passamos e nos ajuda nestes momentos.
Esta experiência foi vivenciada pelas mulheres que foram embalsamar o corpo de Jesus no terceiro dia. Sua preocupação era como removeriam a pedra que fechava o túmulo, pois era muito grande e pesada. Qual não foi a surpresa delas ao acharem a mesma removida e a porta do túmulo aberta. Tudo estava facilitado para elas. E a surpresa maior ainda estava por vir. O corpo de Jesus não estava mais lá. Sabemos que o Senhor ressuscitou e com isso consolou as discípulas e discípulos entristecidas e entristecidos pela sua morte. O Senhor Jesus, no seu tempo e na sua vontade, remove as pedras que obstruem nosso caminho e atrapalham a vida em abundância. Podemos confiar nisso assim como o salmista confiava. O Senhor cura os que estão em sofrimento e dor. Do seu jeito, tantas vezes usando a nós mesmos, Ele consola e conforta os sofridos. Ele é por nós e ninguém pode tirar isso. Confiemos no Senhor. Ele é o nosso Deus. P. Luiz Carlos