Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Deus quer que nosso olhar mude a partir de Cristo

Senhas diárias

09/06/2019

O profeta Jeremias, o profeta chorão, mais uma vez chora diante do Senhor; mais uma vez ele traz seu clamor e esparrama na presença de Javé. Ele sabe que é necessário que o povo seja corrigido em seus caminhos e seja reconduzido ao caminho do Senhor. Ele sabe que a infidelidade e as más ações do povo, especialmente de suas lideranças, começando pelo rei, passando pelos juízes e indo até os sacerdotes, é a razão de tanto sofrimento, guerras e dores na vida da nação. Também sabe que é fundamental que esse jeito de viver seja reconduzido aos mandamentos e à obediência ao Senhor. Porém, seu temor é de que Deus, com razão seja duro demais em sua correção e acabe com o povo. Certamente ele conhece a passagem ocorrida no deserto onde Javé queria exterminar todo o povo, na ocasião, e começar um novo a partir de Moisés e sua família. Moisés conseguiu convencer Deus a mudar seu pensamento e seus sentimentos em relação ao povo. Jeremias quer a mudança do povo, no seu jeito de ser, pois sabe que só assim a paz tornará a acontecer para a nação. Ele clama pela misericórdia do Senhor, mas ao mesmo tempo pede que Deus transforme a situação e o agir do seu povo. O profeta quer um novo olhar sobre a vida e as relações entre as pessoas e de seu povo com outros povos. Isso é fundamental para o bem viver de um povo, especialmente o povo de Deus. Serve para nós.
E é isso que Jesus diz aos seus discípulos, e também a nós. O desejo de Jeremias se concretiza na vinda e ação do Espírito Santo, o Espírito de Cristo, que comemoramos neste dia de Pentecostes. É o Espírito que mostra a verdade e a realidade no que vivemos como igreja e cristãs e cristãos. Jesus diz que o Espirito convencerá as pessoas dos seus erros e de sua compreensão equivocada com respeito ao que é de fato pecado, e qual sua ação em nossa vida, bem como com respeito ao que é o verdadeiro direito e o que é justo. Isto é, nós temos direito a uma vida comunitária e temos o dever de viver a justiça da vida comunitária. O Espírito vai convencer, o que na verdade está muito longe de acontecer, que a ostentação e a ganância são o fundamento de todas as dores do mundo no que tange à existência de classes sociais. A pobreza, a fome, a falta de moradia, a violência existente são consequências do pecado que está em nós, seres humanos, e é o que caracteriza a visão deturpada que nosso viver cristão tem em relação ao que é justo e direito segundo Jesus, nosso Salvador. Continuamos a enxergar o mundo, longe da visão de Cristo, pelo olhar do merecimento por causa do esforço próprio e não conseguimos olhar pela graça de Deus já recebida. O Espírito Santo quer mudar nosso olhar e nosso jeito de enxergar Deus e a salvação que se recebe através da morte e ressurreição do Cristo. Pecado é muito mais que atitudes negativas e ofensivas às pessoas. Pecado é, especialmente, a ostentação, a ganância, o acúmulo próprio sem olhar o semelhante que tem necessidades. Assim Jesus nos ensinou. Esta é uma das principais ações do espírito. Jesus, e seu Espírito, não querem a sociedade que temos hoje, pois ela é fruto de uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. Pensemos nisso. O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52169

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br