Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Deus mantém sua promessa e sua palavra

Senhas diárias

24/05/2019

Não se sabe exatamente quem era Balaão. Sabemos que era uma espécie de profeta, ou adivinho, ou algo semelhante, que vivia perto do rio Eufrates. Ele não era do povo de Israel, mas conhecia a fé em Javé, o Senhor e conversava com Ele assim como um profeta de Israel o fazia. Ele é chamado por Balaque, rei dos moabitas, que estava com medo do povo de Israel, pois era numeroso e estava passando por aquelas terras. A intenção era de que Balaão amaldiçoasse a Israel e os moabitas vencessem este povo em alguma batalha que houvesse. Exortado por Deus, Balaão não faz o que Balaque queria, antes abençoa a Israel por três vezes. Em uma destas vezes ele pronuncia o que temos no versículo das senhas: Deus não é como os homens que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Isto é, Deus tinha um propósito com o povo de Israel e não haveria de mudar isso, mesmo que fossem declaradas muitas maldições sobre o povo. E Deus não queria que profeta algum amaldiçoasse a Israel. Queria, isso sim, que mais bênçãos fossem clamadas sobre o povo. O Senhor tinha uma aliança com este povo e manteria sua parte no acordo, pois era Deus fiel a sua própria palavra. Isso vale para cada uma e cada um de nós. O Senhor tem uma aliança conosco pela ação de Jesus, o Cristo, que assumiu nosso pecado e nos deu perdão e salvação eterna através de sua morte e ressurreição. Podemos confiar firmemente no Senhor. Ele é conosco em Cristo Jesus.
O autor de Hebreus também afirma algo semelhante, pois declara que o Senhor Deus, criador de tudo e todos, mantém o universo sob seu controle e o sustenta com sua palavra de poder. Essa ação de Deus está firmada na aliança feita através de Cristo Jesus. Podemos confiar em Deus, pois Ele age segundo o que prometeu através de seu Filho. Jesus, o Senhor, é a razão do cuidado do Pai sobre nós, suas filhas e seus filhos, em todos os cantos do mundo. O autor de Hebreus nos diz também que não somos frutos do acaso, mas fomos pensados pelo coração do Pai que mantém sua aliança conosco e o fará até estabelecer os novos céus e a nova terra. Confiemos. O Senhor é conosco. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51966

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br