SENHAS DIÁRIAS - 26.06.2021
Isaías 12.6 – Moradores de Sião, alegrem-se e louvem Deus, pois o santo e poderoso Deus de Israel mora no meio do seu povo.
Lucas 19.37-38 – Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, uma grande multidão de seguidores ia com ele. E eles, cheios de alegria, começaram a louvar a Deus em voz alta por tudo o que tinham visto. Eles diziam:
Que Deus abençoe o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória a Deus!
A tenda da aliança, construída por Moisés para abrigar as tábuas da lei e servir de lugar para cultuar a Javé, o Senhor, foi entendida como local de encontrá-lo e de prestar culto a Ele. Era Deus morando entre seu povo. Enquanto o povo estava a caminho para a terra prometida, tinha que ser uma tenda. Depois que se estabeleceram na nova terra a tenda ainda continuou por um bom tempo. Só mudou com a construção do Templo feita por Salomão. Deus estava morando, definitivamente, com seu povo e este podia vir de todos os cantos para prestar adoração e louvor ao seu Deus. Isaías lembra isso ao povo para ajudar a manter a esperança e a confiança diante dos inimigos que estavam prontos para invadir o país. Sua palavra traz conforto e ânimo para um povo amedrontado e inseguro quanto a seu futuro. Deus permanecia junto com seu povo. Isso vale para nós hoje. Deus está presente entre nós. Não mais num lugar específico, mas através de seu Espírito que age em nós e em todas as coisas. O Espírito também é Deus conosco.
Quando Jesus entra em Jerusalém é adorado como rei e enviado por Deus. Para um grupo de pessoas, entre elas os discípulos, é como se Deus estivesse chegando na cidade e vindo tomar posse do seu reino. É como se Deus viesse se estabelecer definitivamente entre seu povo. Jesus é rei. Porém um rei diferente dos reis terrenos. Ele faz questão de deixar isso bem claro ao entrar na cidade e ir diretamente para o templo e fazer a limpeza do mesmo, expulsando os mercadores que exploravam o povo. Ele mostra que sei reino não está ligado ao palácio do rei, mas ao templo do Senhor. Ele se apresenta como Deus entre seu povo. E, de fato, Ele é a presença do Senhor entre nós e conosco. Podemos confiar que em meio a qualquer situação, seja ela de dificuldades ou de alegrias, Cristo Jesus é Emanuel, é Deus conosco. Confiemos no Senhor Jesus. Ele é o nosso Rei, nosso Salvador e Senhor. P. Luiz Carlos