SENHAS DIÁRIAS - 21.04.2021
Isaías 48.10 – Eu os fiz sofrer, mas foi para purificá-los, como a prata é purificada na fornalha.
Lucas 6.22-23 – Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês.
Há um ditado dos nossos dias que diz: Após a tempestade vem a bonança. Ele também serve para as vivências de Israel relatadas no Antigo Testamento. Deus usa os profetas para exortar seu povo a perceber que os males que se acometem sobre Israel devem ser entendidos como oportunidade de crescimento e fortalecimento na fé. E quando passarem, vão deixar no seu lugar uma vivência renovada e com qualidade. Isto é, a tempestade vai passar e deixará vida nova em seu lugar. Através de Isaías, o Senhor fala para seu povo que foi necessário deixar acontecer algumas dificuldades para que uma lição de vida fosse compreendida. E são dificuldades criadas por povos inimigos. Poderiam ser evitadas? Sim! Mas como a dor ensina a gemer, as dificuldades mostram em quem confiar e a quem dar ouvidos. Israel passou por muitas situações de dor e dificuldades. Porém, sempre acompanhado, de muito perto, pelo Senhor Deus que não desamparou seu povo. Seu clamor e seu gemido foram escutados pelo Senhor. O profeta diz ao povo que o Senhor quer seu bem e que sejam cada vez melhores como testemunhas da graça de Deus sobre o planeta terra. Por isso são purificados.
Jesus diz a seus discípulos que devem se alegrar quando forem xingados ou insultados por seguir os seus caminhos. Isso mostrará que estão no caminho certo, isto é, nos caminhos da contracultura cristã. Quando forem xingados por agirem conforme os valores de Jesus devem mostrar até alegria, pois serão vistos como de fato a sociedade deveria ser. O sofrimento haverá de passar, pois o Senhor vai consolar a quem o seguir. A recompensa será ver a vida fazer diferença na sociedade onde se vive e saber que se fez o que era melhor para a fraternidade e a solidariedade. Alegria em saber que se está sob a mão de Deus e Ele se alegra com a vida de seguidores de Jesus que se vive. Sejamos felizes segundo Cristo Jesus. P. Luiz Carlos