SENHAS DIÁRIAS - 20.10.2021
Gênesis 8.21 – O Senhor disse: Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana, pois eu sei que desde a sua juventude as pessoas só pensam em coisas más.
Tito 2.11-12 – Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões
mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus.
O relato do dilúvio indica para um fato muito importante. A maldade humana não se resolve de fora para dentro, mas precisa ser de dentro para fora. É o que Jesus afirma quando diz que o que contamina o ser humano é o que sai dele. Depois do dilúvio o Senhor avalia sua ação e se dá conta de que não adiantou muita coisa. O ser humano continuava com seu mal interior causado pelo pecado. Não importava quantas vezes agisse de fora para dentro, não seria assim que resolveria a maldade humana. Assim, Ele toma o propósito de não causar dores às pessoas, porque não resolvem a situação. É uma reflexão que deriva deste episódio relatado pelo texto de Gênesis. Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana, pois eu sei que desde a sua juventude as pessoas só pensam em coisas más, reflete o Senhor consigo mesmo e conversa com Noé. Parece que Deus se dá conta de que o ser humano é como se fosse um mal necessário a ser permitido na face da terra. Um mal porque é ele que estraga tudo e causa tanta devastação para a natureza e entre si mesmo. Outro caminho deve ser buscado para vencer a maldade que está dentro das pessoas. E é isso que Deus então faz.
Paulo mostra isso na carta a Tito. A graça de Deus, revelada plenamente em Cristo Jesus, o Senhor, pé que trouxe a salvação e a mudança no ser humano. Jesus é o caminho para a redenção humana e é, ao mesmo tempo, a própria redenção. A fé nele é que faz com que abandonemos a maldade, de certa forma, e vençamos o mal que nos inclina para as coisas más que ocupam nosso pensamento. Ao reconhecer a Jesus como o Senhor, o ser humano vai buscar fazer o que está em acordo com os seus ensinamentos e andar segundo os princípios e valores do próprio Cristo. Façamos assim e andemos conforme Jesus e faremos diferença, para melhor, onde estivermos e no que fizermos. P. Luiz Carlos.