Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Cristãos!!

Senhas diárias

15/08/2020

SENHAS DIÁRIAS - 15.08.2020
A preocupação com os carentes, com os fragilizados, com os que não conseguiram, por ene razões, ter uma vida digna, sempre fez parte dos mandamentos e das exortações de Deus para o povo de Israel e Jesus fundamentou o seguir a Ele com esta prática. Inúmeras vezes o cuidado com os fracos é exaltado até como uma lei de vivência e convivência. Inclusive havia leis específicas para a devolução de casas, terrenos e propriedades que tiveram que ser vendidos por necessidade da família, quando a venda completasse 50 anos. A família que comprou, se aproveitando da fragilidade e dificuldade de quem se viu obrigado a vender, deveria devolver para os descendentes da família que fora prejudicada na ocasião. Se isso voltasse hoje, muitas propriedades teriam que ser devolvidas e os filhos não teriam direito a elas. Isso não é uma afirmação pessoal, mas um preceito usado pelo povo de Israel que visava defender os fragilizados e cuidar dos carentes. Por isso a palavra de Zacarias: Não explorem, isto é, não se aproveitem da fragilidade de uma viúva, de um órfão, de um estrangeiro que está em terra estranha e a necessidade o faz vender tudo o que tem, e às vezes até a si mesmo, e nem dos pobres que não têm quem os defenda.
Paulo exorta a que os coríntios percebam que o valor diante de Deus não está nas posses pessoais ou da família; não são os carros, não são os imóveis, não são os títulos, não é a importância que a sociedade dá a alguém. Diante de Deus, vale o amor a Ele e ao próximo. Durante a vida que temos, é muito bom desfrutar de bens e posses, mas, como diz Jó, nasci nu, sem qualquer coisas, e sem qualquer coisa vou morrer. Paulo afirma que diante de Deus nosso valor está no serviço às pessoas carentes e necessitadas e não nos bens adquiridos. A sociedade pensa que a fama, os bens são importantes, mas Deus não. Esta é a afirmação de Paulo aos coríntios. Se apenas nós, cristãos, vivêssemos segundo isso, a nossa sociedade seria completamente diferente. O que enche nossos olhos?! O que se torna nosso objetivo de vida?! Os carentes (Jesus) ou a sociedade com seus bens e posses? Pensemos nisso! O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58346

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br