SENHAS DIÁRIAS - 17.06.2021
Deuteronômio 28.12 – Deus abrirá o céu, onde guarda as suas ricas bênçãos, e lhes dará chuvas no tempo certo e assim abençoará o trabalho que vocês fizerem.
1.ª Pedro 2.3 – Vocês já descobriram por vocês mesmos que o Senhor é bom.
A confiança de que Deus é bom motiva a busca por sua presença e por sua ajuda e ação nas situações do dia a dia das pessoas. Israel sempre buscou por Javé, o Senhor, pois sua confiança estava firmada na sua bondade. Moisés está transmitindo as últimas palavras para o povo, pois está prestes a deixar de conviver com ele. Ele afirma que Deus vai cuidar do povo na nova terra e a confiança no Senhor deve estar no coração de cada pessoa. Se o povo ouvir a voz de Deus e fazer a sua vontade, o Senhor fará com que suas bênçãos se multipliquem sobre ele sempre. Não é diferente para nós. Apesar de que a bênção suprema, que é a salvação em Jesus já estar posta sobre nós, as bênçãos do dia a dia estão à disposição de cada uma e cada um na medida em que confiamos e cremos na ação bondosa do Senhor. As bênçãos estavam relacionadas, especialmente, ao suprimento das necessidades básicas do povo. Deus se comprometia a cuidar para que seu povo tenha bom proveito em seu trabalho e sua vida seja de paz e bem.
Pedro lembra aos seus ouvintes e leitores, suas comunidades, que eles já têm vivido na experiência de receber as bênçãos do Senhor. A ação de Deus na vida de sua igreja mostra o quanto Ele está cuidando do ser humano e quer que este cuidado seja percebido por todos os povos. Assim como a igreja já conhece a bondade de Deus, em Jesus, todas as pessoas precisam descobrir a ação salvadora e cuidadora do Senhor para com toda a terra. A partir de Jesus, Deus mostra que seu amor sempre foi por todas as pessoas da terra. Não era apenas por um povo, mas tinha a Israel como um povo especial para anunciar esta bondade de Deus para com todos. Em Jesus a bondade do Senhor se manifesta completamente e podemos confiar cada vez mais que Ele se importa conosco e com todas as pessoas. Confiemos no Senhor diante de qualquer situação difícil e complicada. Sua mão está aberta sobre nós. P. Luiz Carlos