SENHAS DIÁRIAS - 19.03.2021
Levítico 20.8 – Obedeçam às minhas leis. Eu sou o Senhor, e eu os separei dos outros povos para que vocês sejam somente meus.
Mateus 7.24 – Jesus Cristo diz: Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha.
Esta ênfase dada por Deus, através de Moisés, para que o povo obedecesse as suas leis, parece até uma obsessão divina ou uma espécie de ciúmes ou carência de Deus em relação a Israel. Os profetas batem nesta tecla constantemente: obedeçam os mandamentos. As invasões que destruíram Israel são apontadas como consequências da não obediência a estes mandamentos e leis do Senhor. Porem, não há obsessão, ciúmes ou carência da parte de Deus, é claro que não. O que há é um desejo intenso de Deus que seu povo não sofra com caminhos errados e que o afastem dos bons e seguros caminhos do Senhor. Na verdade, há uma espécie de obsessão humana em relação à lei. Só não há quando a lei traz vantagens para a pessoa. Um exemplo são os radares de indicação de velocidade ou transgressões de leis do trânsito (sinal vermelho, etc.). É costume acontecer a troca de informações sobre novos radares nas rodovias, estradas e vias municipais, como se estes radares fossem inimigos que precisam ser denunciados para a população. Como se colocassem em perigo os motoristas. Salvo erros mecânicos de aparelhos mal regulados ou de policiais que manejam os radares móveis, estes aparelhos só denunciam e registram quem transgride a lei e gera uma infração. Nenhuma pessoa que dirige dentro da velocidade permitida, salvos erros, é punida com multa. Assim, entendemos que os radares, na verdade, têm o objetivo de cuidar e prevenir a violência no trânsito. Este é o intuito das leis de Deus e seus mandamentos. A exortação constante para que se obedecesse as leis era o cuidado de Deus para com seu povo. Isso vale para nós também. Deus não impõe leis pelo simples fato de impor ou para agradar seu ego.
É o que Jesus ensina com sua palavra em Mateus 7. Nós podemos construir a casa de nossa vida do jeito que quisermos. Jesus não nos obriga a fazer do seu jeito. Porém, Ele exorta que fazer do jeito dele, ouvindo e obedecendo sua Palavra, vai nos trazer muito mais benefícios e nos livrar de dores e dificuldades desnecessárias. Dificuldades existem naturalmente na vida dos seres humanos. Seguir a palavra de Jesus, seus ensinamentos, vai fazer com que não tenhamos dificuldades extras e ainda poderá nos livrar até de algumas destas dores naturais. Sejamos sábios e olhemos a palavra de Deus, seus ensinamentos, como o cuidado especial do Senhor por nós. Ele quer o nosso bem e o bem da humanidade toda. Vamos construir sobre a rocha. É mais seguro e previne dores. P. Luiz Carlos.