Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Adão ou Eva? Eva ou Adão?

Senhas diárias

15/01/2021

SENHAS DIÁRIAS - 15.01.2021
O relato bíblico quer explicar o sofrimento, as dificuldades da vida, os maldades entre as pessoas, a violência, a ambição, a ostentação, a ganância, os fofoqueiros e tanta dor que existe na terra. Ele o faz afirmando que Adão e Eva deixaram de confiar em Deus e buscaram vida própria, longe do Senhor. Por causa da cultura da época o texto coloca a mulher como abre alas do pecado. Alguém, ironizando o texto, disse: Claro! Ela foi feita da costela do homem! Só podia dar nisso. Quem sabe se fosse formada da terra não seria induzida ao pecado. Na verdade, não está em discussão quem pecou primeiro ou quem pecou depois. Não está em evidência quem é mais responsável pelo pecado no mundo. O texto quer nos indicar que o pecado está no ser humano assim como a decisão diante de situações também está. Parafraseando Jesus, Eva não pode guiar Adão e nem Adão guiar Eva, pois os dois são pecadores iguais e levarão um ao outro para o buraco. O pecado, os males, especialmente o pior de todos os males que é ter para si e não pensar no próximo, deixando com que ele passe necessidades, com a desculpa que o que conseguiu foi com seu próprio esforço e luta, busca desestabilizar tudo o que Jesus propôs para cristãs e cristãos, fazendo com que a sociedade se perca de Jesus cada vez mais.
Por isso Jesus diz que um cego não pode guiar o outro cego. Alguém que não vive segundo Jesus não pode ensinar outra pessoa e seguir a Cristo. Jesus conhece muito bem a índole humana e procura mostrar o quanto ela precisa ser transformada pelo seus ensinos e pela ação do Santo Espírito. Um cego não pode guiar outro cego. Somos responsáveis, normalmente, por nossas ações e atitudes. Não há como desculpar meu comportamento acusando outros de me conduzirem para tal. Se nos deixarmos conduzir por pessoas que não seguem a Cristo, seus valores e sua vontade, que é a melhor que pode existir, também nos afastaremos de Jesus mais cedo ou mais tarde. Cairemos no buraco. Adão seguiu Eva e deu no que deu. Se Eva tivesse seguido Adão, o resultado teria sido exatamente igual. Não seja um guia cego e nem siga guias cegos. Siga a Jesus. Siga a Palavra de Cristo. Ame a Deus sobre todas as coisas, o que significa amar sobre si próprio, e ame ao próximo como a você mesmo. Tenha coragem de fazer isso. Deus é por nós, você não vai sair perdendo.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 60855

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br