Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

A verdade...

Senhas diárias

17/08/2021

SENHAS DIÁRIAS - 17.08.2021
Salmo 119.43 – Ajuda-me a falar sempre a verdade.
2.ª Timóteo 4.3-4 – Vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.
Verdades e mentiras, mentiras e verdades, sempre estiveram presentes no dia a dia das pessoas. Deus é Deus da verdade. Ele quer a verdade nas relações entre as pessoas. O salmista pede que Deus o ajude a viver na verdade. E a verdade, para o salmista, está na palavra de Deus, nos seus mandamentos e nas suas leis. Ele exalta as leis e os mandamentos do Senhor como a base para se viver de forma benéfica para si mesmo e para com as pessoas ao redor. Ele pede que Deus o ajude a falar conforme a palavra que está nas escrituras. Sabemos que há muitas verdades. Cada doutrina, cada filosofia, cada compreensão de fé e vida tem a sua verdade. Algumas até contraditórias entre si. Outras até semelhantes. Para Israel, a verdade está no Senhor Deus. Está no que o Antigo Testamento relata e afirma.
Paulo afirma que as pessoas vão buscar suas próprias verdades e vão deixar a verdadeira verdade de lado. Ele se refere ao fato de deixarem a Deus, conforme o que ensina a Palavra do Senhor, de lado. E se refere mais especificamente ainda ao fato de deixarem a Jesus, o Senhor da Verdade, e procurarem outros caminhos. Jesus usa um jeito de saber o que é verdade boa e o que é verdade má. Ele resume todos os mandamentos em dois: Ama a Deus e ama ao próximo como a ti mesmo. A verdade só é verdade quando busca atender ao bem estar da humanidade e sua relação fraterna e solidária. Na sua compreensão de Deus, Ele o vê como o Senhor da vida e do cuidado para com a humanidade e para com sua criação. Nisso se fundamenta a verdade e Jesus reafirma esta verdade solidária que tudo faz para recuperar o ser humano e a criação como espaço do bem e do amor. O que maltrata o ser humano, segundo Jesus, não é a verdade de Deus. Ele próprio, o Cristo, é a Verdade. Através dele sabemos pelo que nos esforçar e como fazer isso: Amor a Deus e ao próximo como a si mesmo. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63995

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br