SENHAS DIÁRIAS - 04.07.2021
Salmo 71.16 – Eu falarei do teu poder, ó Senhor, meu Deus; anunciarei a tua fidelidade, a tua fidelidade somente.
Efésios 2.10 – Foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.
O salmista exalta a ação de Deus e seu poder em favor do seu povo. Ao mesmo tempo, ele se firma nas promessas de Deus para com Israel. Ele afirma que falará da fidelidade do Senhor para com seu povo. Este era um dos principais motivos de confiança e esperança em Deus. A sua fidelidade estava firmada em seu amor. E dentro desta fidelidade estava o compromisso de manter seu povo no bem. Nesta esperança estava um país forte, alimento para todos, justiça, fraternidade e vida em abundância. Cada vez que se falava do Salvador que viria restaurar o reino de Israel, a imagem que predominava era a do rei poderoso e que faria a nação ser independente novamente. A fidelidade de Deus para com suas promessas fazia o povo sonhar com um tempo novo no qual todos viveriam na paz, com tudo o que precisassem para uma vida feliz e sob a mão do Senhor em tudo. Os profetas anunciaram isso muitas vezes.
Paulo conhece este pensamento e o coloca para as comunidades que vai fundando ao longo de suas viagens. Deus quer uma nova sociedade. Ele já preparou as boas obras para serem feitas pelo povo cristão: É O AMOR AO PRÓXIMO. É o anúncio do Senhor Jesus, sobre tudo e todos, e seu jeito de ser. Fomos chamados para um novo jeito de viver. Não mais com os valores da sociedade egoísta, gananciosa e perversa, mas com o que Jesus mostrou: cuidado com os fragilizados, com os carentes, com todas as pessoas que precisam de algum cuidado. Aqui também é posto em evidência o novo tempo. Deus não quer as disparidades que existem em nossa sociedade. Ele quer um jeito novo de viver. Ele cuida de nós para que possamos cuidar uns dos outros, diria Lutero. Ele quer que sua verdade seja espalhada por todos os cantos da terra e assim se inicie um novo tempo e um novo jeito de viver. Façamos assim. P. Luiz Carlos