SENHAS DIÁRIAS - 18.02.2022
Êxodo 33.20 – Deus disse a Moisés: Você não poderá ver a minha face, porque ninguém verá a minha face e viverá.
1.ª João 4.9 – Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
Deus é santo e sua santidade não é suportada pelo ser humano. Também a glória de Deus é tanta que pessoas não podem ficar na presença de Deus e olhar para Ele cara a cara. Esta compreensão acompanhava o povo de israel. Olhar Deus na face era morte certa. Já no episódio da sarça ardente isto se revela. Moisés precisa tirar seu calçado e Deus se apresenta através da sarça que queima e não se consome. Moisés vai à presença de Deus várias vezes e fala com Ele como um amigo fala com o outro. Porém, a glória de Deus sempre foi preservada, pois Moisés poderia morrer ao vê-la. A distância entre Deus e as pessoas é imensurável, segundo a compreensão bíblica, e não resistiríamos diante da sua glória, santidade e poder. Havia limitações para ver Deus. Moisés é quem chegou mais perto de Deus.
Deus, porém, se revela, em sua plenitude, em Jesus Cristo, seu Filho amado. A face de Deus não está mais distante, apesar de não a vermos fisicamente, mas veio até nós em Jesus. Ele, o Cristo de Deus, revela o rosto e o ser do Pai. Pessoas viram e nós recebemos este testemunho da presença de Deus através de Cristo. Tudo o que precisamos saber do Pai, de Deus, vemos em Jesus. Todo amor de Deus e toda a paixão pela humanidade se revelaram no homem de Nazaré. É através dele que precisamos viver. Jesus é o nosso Senhor e Salvador e veio para vivermos poe meio dele. Isto é, vivermos conforme sua palavra, seus ensinamentos e seu jeito de fazer as coisas. Aprendamos de Jesus e assim saberemos como Deus é e o que quer de nós. P. Luiz Carlos