Nos dias 6 e 7 de junho, aconteceu a 12ª Assembleia Sinodal do Sínodo Norte Catarinense. Foi em Jaraguá do Sul, na Paróquia Apóstolo Pedro; um belo local para a promoção do evento. A ênfase temática destacou o assunto central que nos ocupa na IECLB, na atualidade: Missão de Deus-Nossa Paixão.
Na intenção de tornar o tema mais concreto e atraente, também visualmente (veja foto na capa desta edição), foi preparado no chão do Centro Comunitário um pássaro, uma pomba, toda ela trabalhada com flores multicoloridas: brancas, amarelas e vermelhas. Em volta do pássaro-símbolo havia tocos de madeira, de bitolas e tamanhos diversos. Sobre os pedaços daquela madeira aplicamos 41 velas coloridas e diferentes entre si. Tudo isto resultou numa imagem interessante a refletir a realidade do Sínodo Norte Catarinense. O Sínodo se identifica pela riqueza da sua diversidade, em busca da unidade. A Bíblia ensina que a unidade na Igreja de Jesus Cristo é fortalecida, em razão dos muitos dons e das iniciativas diferentes.
No centro daquele visual organizado, destacou-se a figura da ave-símbolo. Ela se aplica ao desafio da missão. A tarefa missionária é comum aos discípulos de Jesus Cristo. Vem à lembrança, desde cedo as aves se afastam do ninho. Voam para longe e descobrem a bela criação de Deus. Quando os pássaros voam, eles se transformam em sinais de vida; as suas cores enfeitam o jardim de Deus, a criação, e o piar dos sons quebra o silêncio da paisagem.
Jesus Cristo, o rosto encarnado de Deus, não ficou preso “ao rabo de saia” de Maria. O Filho de Deus não se deteve em consultórios de atendimento às pessoas necessitadas por onde peregrinava. Pôs-se em movimento, aplicou dons em nome de Deus, não cansou de semear boas notícias, anunciou o perdão, falou da vida nova, fortaleceu a liberdade, vislumbrou o reino de Deus.
A confiança no Cristo de Deus se alimenta do evangelho. Amadurece para tornar-se fé adulta. A comunidade de Jesus Cristo não se compara ao “fã-clube” de Jesus. Somos membros da sua família e eternos aprendizes do evangelho. Tanto a ousadia, como a humildade são elementos que fazem parte, enquanto discípulos a serviço dos propósitos de Deus. Cremos que um mundo diferente é possível!
Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
Jornal O Caminho - 07/2009