O Culto de Encerramento do Fórum Nacional de Missão da IECLB, celebrado no Domingo de Pentecostes, 4 de junho de 2017, aconteceu na Comunidade de São Leopoldo/RS, na Igreja de Cristo, com momento especial para o lançamento da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem.
O Fórum, que teve como objetivo refletir sobre a prática da Ação Missionária com vistas às estratégias de Missão para os próximos anos, ouvir e observar conceitos e experiências missionárias na IECLB, fortalecer e reafirmar as experiências missionárias exitosas, além de avaliar a caminhada da Ação Missionária da IECLB, foi realizado entre os dias 1º e 4 de junho, na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, sob o enfoque “Por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias”.
O Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, na pregação, agradeceu, em nome da Presidência da IECLB (composta também pela Pastora 1ª Vice Presidente, Pa. Sílvia Genz, que não estave presente por motivo de saúde, e pelo Pastor 2º Vice-Presidente, P. Inácio Lemke, Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense), a oportunidade de poder celebrar com os membros da Comunidade da Igreja de Cristo o Culto de Pentecostes.
“Com este Culto, estamos concluindo mais uma estação importante na caminhada da IECLB: O Fórum Nacional de Missão - “Por uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias”! Trata-se de uma tarefa recebida no último XXX Concílio da Igreja, realizado em Brusque/SC, em outubro de 2016. Este Fórum responde ao Tema do Ano da IECLB: “Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500”. Neste Fórum, nos perguntamos pela Missão que Deus confiou à IECLB e como vamos dar conta dela a partir da Comunidade, o coração da nossa Igreja, onde pulsa a vida, onde pulsam os desafios!”, relatou o Pastor Presidente.
O P. Nestor também mencionou o Lançamento Nacional da Vai e Vem: “No ano do Jubileu, a Vai e Vem, que está na sua décima edição, tem como chamada: “Tempo de agradecer - O meu coração bate pela missão!”. A Vai e Vem trouxe e traz novos impulsos e novas motivações para as Comunidades. A Vai e Vem despertou e desperta solidariedade no interior da Igreja. A Vai e Vem apoiou e apoia irmãos e irmãs carentes da Palavra e da vivência de comunhão. É tempo de agradecer e de renovar compromissos com a Missão de Deus”.
“A Igreja de Jesus Cristo nasce em um momento no qual os seguidores e as seguidoras de Jesus estavam paralisados e paralisadas pelo medo, o medo do mundo que havia conspirado contra Jesus, crucificando-o (Jo 20.19). Diante do medo, que imobiliza, é a ação do Espírito Santo que muda essa história! Assim como o próprio Cristo “tomou a forma de servo” e encarnou neste mundo, revelando o rosto misericordioso de Deus, em Pentecostes, o Espírito Santo passa a ser a força que supera o medo e move aqueles discípulos e aquelas discípulas para fora da casa e os leva para dentro do mundo, coloca-os e coloca-as a caminho, em movimento. O Espírito Santo ensina e encoraja a falar acerca do que haviam experimentado e aprendido com Jesus Cristo! Em Pentecostes, nasce uma Igreja que tem o rosto do Deus Misericordioso, do Deus que perdoa. Nasce uma Igreja que sabe perdoar (Jo 20.23)”, narrou o Pastor Presidente.
A Igreja que nasce em Pentecostes é Corpo de Cristo (1Co 12.4). Nós somos muitos membros, mas há um só Corpo. Neste Corpo, explicou o P. Nestor, o menor é tão importante quanto o maior. O zelo pela unidade do Corpo é compromisso que brota do Evangelho de Jesus Cristo, não uma opção! O Espírito Santo cria comunhão, reúne em meio à diversidade, ao diferente. Nesta perspectiva, a mensagem da Reforma acerca do Deus gracioso é muito atual. A mensagem acerca do perdão dos pecados é atual, principalmente em um contexto de cultura da impiedade e da autojustificação, em que banalizamos este conceito e o reduzimos a um conceito moral.
“A IECLB faz parte dessa história iniciada no primeiro Pentecostes. Você e eu fazemos parte desta história de Deus conosco. Cremos que o Espírito Santo tem sustentado a nossa caminhada, a nossa história, as nossas vidas. Os inúmeros e bonitos trabalhos que brotam do Evangelho em nossas Comunidades são um testemunho disto! Pentecostes nos convida a abrirmos os nossos corações e as nossas vidas a essa vibrante e intensa manifestação do Espírito Santo, a nos colocarmos a caminho sob a soberania e o poder de Deus”, finalizou o Pastor Presidente da IECLB.
O recolhimento das Ofertas do Culto de Pentecostes foi destinado ao Fundo “Pastor Homero Severo Pinto”, para a Missão no país, um Fundo criado para dar suporte a ações da Igreja relacionadas com a sua Missão a partir do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), sobretudo em suas tarefas organizacionais, bem como para apoio a situações com vistas à sustentabilidade do trabalho de Missão no Brasil.
No Culto, também foi lida a Mensagem do Fórum Nacional de Missão da IECLB.
No encerramento do Culto, foi entoado o hino (HPD 155) “Cristãos, alegres, jubilai!”, que inspirou o Tema do Ano da IECLB para o Jubileu da Reforma.
Para acessar mais informações sobre o Fórum Nacional de Missão da IECLB, clique aqui!