Nessa semana que estamos terminando, com certeza, em muitos lares e em muitas escolas as meninas/meninos foram ou estão sendo homenageadas pelos seus pais e professores pela passagem do Dia da Criança. Amanhã, quem sabe, também no Culto Infantil, as crianças serão lembradas, e, com toda certeza, em cada Culto iremos orar e abençoar nossos pequeninos e nossas pequeninas. Nós, do SITE Luteranos - Planalto Rio-Grandense - aproveitamos este espaço para desejar às crianças um Feliz Dia das Crianças.
E, falando em Feliz Dia das Crianças, lembro que no ano passado, uma Pastora, na prédica, contou que quando o Joãozinho chegou à escola no dia seguinte ao Dia das Crianças, ele e os seus colegas escutaram da professora a seguinte pergunta: O que vocês receberam de presente pelo Dia das Crianças? Muitos dos amiguinhos e das amiguinhas contaram dos seus novos brinquedos, de suas novas roupas. Quando chegou a vez do Joãozinho, ele, meio que envergonhado, disse: Eu só recebi um abraço e um beijo da mãe e do pai.”
Vendo o constrangimento pelo qual o Joãozinho passava, a professora chegou bem perto do menino e disse: “Turma, mas que legal! Que presente bonito o Joãozinho ganhou do papai e da mamãe: não foi uma roupa ou um brinquedo que logo, logo estará estragado ou não servirá mais! Que lindo, não acham? De quem ele mais gosta, a mãe e o pai, ele ganhou um abraço e um beijo!”
Hoje, neste sábado, Dia da Criança, é tempo de abraçar o filho, ou a filha, não importa se já estão grandes, e dizer o quanto os/as amamos e queremos bem. Quem sabe não poderemos dar um grande presente. Mas, não deixem de dar o que é o essencial. Não deixem de dar afeto, amizade, carinho e amor. E também não deixem de fazer aquilo que está em Marcos 10.13-16: levar as crianças a Jesus para que ele as abençoe.
Tem uma frase muito bonita, não sei de quem é. Ela está circulando na internet e diz assim: Os filhos e as filhas são como as pipas: você ensinará a voar, mas não voarão o teu voo. Ensinará a sonhar, mas não sonharão o teu sonho. Ensinará a viver, mas não viverão a tua vida. Porém em cada voo, em cada sonho e em cada período de suas vidas, permanecerão para sempre os rastros de teus ensinamentos.
Que Deus, que em Cristo nos ama de um modo tão marcante, conceda que cada um de vocês, que é mãe ou pai, possa beijar e abraçar os seus filhos e filhas no dia de hoje, e pedir-lhe em oração:
Senhor Deus, como é bom ser criança! Como é bom poder brincar com amigas e amigos! Ensina-nos cada vez mais a tua palavra. Abençoa-nos e protege-nos. Em nome de Jesus. Amém.