Ijuí, 27 de abril de 2013.
Paróquia Linha 3 Oeste, Comunidade Martim Lutero
Nós, delegados e delegadas, participantes da 27ª Assembleia do Sínodo Planalto Rio-Grandense, queremos transmitir a seguinte mensagem às Paróquias, Comunidades e a toda a Igreja.
Quando nos vemos, vemos coisas belas, mas também temos defeitos. Precisamos saber que somos amados e amadas por Deus. Deus nos chama. Somos uma igreja bonita, estamos aqui para uma missão, somos muitos importantes para Deus. Cada pessoa tem sua parte para ofertar e seu lugar para servir. Nesse sentido, somos únicos e insubstituíveis. Nossa vida, corpo, comunidade, dons e bens querem estar a serviço e levar o abraço de Deus a toda sua criação. Motivados e motivadas pelo amor de Deus, podemos e devemos fazer sempre mais, ir mais longe. Cada pessoa, Comunidade, departamento ouve o clamor do mundo e responde com a fé e a esperança.
Somos pessoas privilegiadas e queremos transmitir a todas as comunidades e a cada pessoa que Deus se faz presente mesmo no cansaço, mesmo em meio às dores e sofrimentos. Queremos afirmar com muita fé, energia, vibração que Deus continua nos fortalecendo com sua forte mão.
Muitas comunidades enfrentam dificuldades, cansaço, conflitos. Isso não é motivo para desânimo, mas é hora de perceber de onde viemos e quem somos: somos filhos e filhas, amados por Deus, e por isso, fieis a sua palavra. Ao apóstolo Pedro Jesus perguntou três vezes (João 21. 15-19): “Pedro, tu me amas?” Ele disse sim, ao que Jesus respondeu: “Cuida das minhas ovelhas”. Somos parte da comunidade porque somos amados e amadas por Deus. Amamos a Deus e por isso também recebemos dele o chamado: “Cuida das minhas ovelhas”. Nosso agir como pessoa cristã, comunidade e cidadã, deve ser motivada pelo amor de Cristo. Isso percebemos na vida de nossas Comunidades, onde vemos muitas iniciativas e impulsos para o trabalho e para a evangelização, para viver a espiritualidade no dia a dia.
Como canaletas de um simples sistema de irrigação, a água (fé e palavra de Deus) deixa marcas em nós, faz a roda d’água girar, motiva para seguir em frente. Ninguém está excluído ou excluída da Comunidade na tarefa de anunciar a palavra. Cada pessoa tem seu lugar e é muito importante para Deus. A palavra que recebemos, a benção, não podem ficar somente para nós, mas devem fazer a diferença no mundo em que vivemos. Sem a integração de cada pessoa, a palavra de Deus não chega aonde precisa chegar, essa é uma tarefa para todos e para todas nós.
Olhando para as nossas mãos vemos que podemos fazer muito, unindo nossas mãos às mãos de outros irmãos e irmãs, podemos muito mais. Vamos com confiança, pois a “forte mão de Deus” nos protege. Que Deus continue nos animando nessa missão de sermos, participarmos e testemunharmos vivendo comunidade.
Em Cristo.
Participantes da XXVII Assembleia Sinodal
Leia Matéria da XXVII Assembleia Sinodal - Linha Três Oeste 27 de abril de 2013