Há tantos problemas que nos preocupam, pessoas com doenças graves, relacionamentos quebrados, pessoas desanimadas e cansadas, há roubos, atos de violência, corrupção. É tanta coisa que fica difícil ter esperança.
Em meio a tudo isto, somos chamados à esperança pela Palavra de Deus. Isaías 9.6: “Um menino nos nasceu”. Mas esperar o que de um menino? Um menino depende dos cuidados constantes da mãe, precisa ser amamentado e chora.
Lutero disse certa vez que Deus esconde o que é grande no meio da fragilidade e o que é muito importante entre coisas de pouca aparência. Note: o Libertador do povo escravo de Israel no Egito veio boiando num cesto sobre o rio Nilo. O frágil Davi com pedras e uma funda derrotou o gigante e bem armado Golias. O salvador do mundo nasce como bebê que chora. Aquele que tira o pecado da humanidade morre crucificado como o pior pecador.
Este é o segredo, perceber o agir de Deus atrás das coisas pequenas e frágeis. Deus está conosco, mesmo quando não o vemos. Ele fala conosco, mas através de pregações que parecem tão humanas. Ele nos auxilia diariamente, mesmo que não o percebemos. “Bem-aventurados os não viram e creram.” (Jo 20.29)
Há esperança sim. Este menino, Jesus Cristo, que Deus enviou, é o salvador que veio para nos aconselhar, carregar e salvar. Deus assumiu o compromisso conosco, enviou o salvador, o que faremos com ele? Assuma compromisso de ouví-lo, de andar no seu caminho e de servi-lo com seu viver. Mesmo que não pareça, mas crendo em Jesus Cristo há esperança.
Carlos Alberto Kunz
Missionário da MEUC em Ijuí/RS