No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 1 João 4.18
Tempos loucos são esses que vivemos...
Quantas vezes já pronunciamos esta frase? Quantas vezes ao longo da vida tivemos a sensação de que o mundo está ficando louco? Há momentos e situações em que temos a impressão que já atingimos toda loucura possível e lá vem mais um fato, mais uma revelação e nos perguntamos até onde o ser humano é capaz de chegar?
Vivemos tempos difíceis, mas olhando para a história da humanidade, sabemos que cada tempo teve os seus problemas e suas dificuldades. Cada pessoa em sua história também enfrenta seus momentos de dificuldades. É o medo e a insegurança pelo que há de vir que sempre de novo vem para assustar e desestabilizar. Eita, que é complicado viver!
Hoje enfrentamos a realidade do que significa pandemia. Mesmos com tantos conhecimentos e recursos não foi possível deter essa realidade. Não sabemos o que fazer, o que pensar, como se comportar... Nada de abraço, aperto de mão, comunhão... Isso é loucura, meu Deus... O que fazer? Como interpretar? Quantas mortes vamos ter que chorar?
Nestes tempos difíceis somos novamente confrontados com a Palavra de Deus, que lembra sempre de novo da companhia e do amor incondicional do Deus da Vida. O Deus da Vida que em Jesus vem abraçar, vem caminhar junto, vem orientar e fortalecer. O Deus da Vida que em Jesus diz: “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” Mateus 28.20.
Em Jesus também somos convidados a ir ao encontro daquela pessoa que sofre, que está sem rumo, que necessita orientação, carinho, atenção. Nestes tempos difíceis somos chamados a viver comunhão que ajuda, que orienta, que se solidariza. Somos desafiados, mais do que nunca a não ter medo,mas a ser testemunha da vida que brota do amor e do cuidado de uns para com os outros.
Que em nossas relações não percamos o valor da comunhão que brota do encontro, do abraço, do cuidado, da atenção. Que nesse tempo difícil e assustador possamos nos ajudar e nos fortalecer, lembrando sempre do amor de Deus que caminha conosco. Que o Espírito Santo nos fortaleça e nos dê todas as condições de afirmar o nosso testemunho por meio do cuidado e do amor a si, ao próximo e a natureza. Amém.
Pastora Sonja Hendrich Jauregui
Pastorado Escolar em Ijuí - RS