Diz a palavra de Atos 1.8 “Porém, Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.”
Estamos iniciando o tempo de Pentecostes. Época em que nos lembramos da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e, com Ele, o início da Igreja Cristã. Pentecostes nos lembra que é o Espírito de Deus que nos congrega e nos motiva para uma vida de oração. Porém, não podemos esquecer que este mesmo Espírito que nos reúne também nos impulsiona para a ação e serviço na seara de Deus.
O poder que os discípulos receberam com a descida do Espírito Santo não foi um poder para ser usado em benefício próprio e sim um poder que se coloca a disposição de Deus. É poder que emana de Deus e, por isso, tem como propósito servi-lo. Onde o Espírito de Deus age nas pessoas nasce um poder servidor contrariando a lógica do mundo onde o poder é usado em benefício de grupos e pessoas.
O poder proveniente da ação do Espírito Santo conduz ao entendimento e a união. Diz a palavra de Deus, versículo 14, que os discípulos se reuniram para orar, isto é, colocaram o poder que receberam sob os cuidados de Deus através da oração comunitária. Quando o poder é colocado sob a orientação divina passa a servir a um fim proveitoso. Onde o poder de Deus se manifesta há comunhão, amor, adoração e serviço.
Pelo Batismo todos nós recebemos o poder o Espírito Santo e somos motivados a servir a Deus. Este serviço não pode ficar restrito ao grupo de irmãos e irmãs na fé, mas precisa transcender as fronteiras familiares e comunitárias e chegar àquelas pessoas que estão esquecidas ou foram excluídas.
É Pentecostes e o poder de Deus Desceu sobre nós. Que este Espírito nos una e nos inspire para o serviço ao Deus da vida e do amor. Amém.
Pastor Gilmar do Nascimento
Carazinho/RS