Era pra ser apenas mais um dia de celebração em meio a tantos que são celebrados no Sínodo Planalto Rio-Grandense. Mas não foi apenas mais um. O olhar brilhante e o coração aquecido das pessoas participantes ao final do dia da Igreja 2023 testemunhavam que algo extraordinário havia acontecido. Sim! Elas haviam encontrado algo, alguém, se encontrado ou se deixado encontrar... Nosso Deus é um autêntico promotor de encontros! É próprio da Palavra de Deus promover encontros que mudam a nossa vida e nossa história. E assim como o Espírito Santo encontrou os discípulos naquela Festa de Pentecostes ele se fez sentir entre nós enquanto nos encontrávamos em Condor-RS para celebrar o dia da Igreja 2023.
O culto cristão é o encontro entre Deus e seu povo. E por isso o dia da Igreja começou com um culto à Deus, aliás todo o encontro foi um grande culto à Deus, pois o culto iniciado de manhã só teve seu fim ao final do dia da Igreja. E Deus não quer encontrar somente as pessoas adultas. Jesus também quer encontrar os nossos pequenos e pequenas: “Deixe vir a mim as crianças” (MT. 19. 14). E elas ouviram seu chamado e se encontraram com Ele do jeitinho delas. Sim! Teve culto infantil no dia da Igreja e uma programação toda especial para elas. Elas adoraram!
O poeta Vinícius de Moraes há bastante tempo disse: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. O psicólogo Vilnei Varzim, palestrante principal do evento, desenvolveu e atualizou essa frase de forma brilhante durante a manhã. As pessoas participantes foram provocadas a refletir sobre seu relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmas. Logo após, chegou o momento do reencontro entre conhecidos e amigos, enquanto encontrávamos formas de saciar a fome com os alimentos preparados com amor e carinho pela paróquia de Condor. Com a fome saciada as músicas interpretadas pelo cantor Ernani Luís encontraram em nosso coração um lugar quentinho. Logo depois pudemos apreciar a beleza da dança, apresentada pela JE de Condor, que acontece quando o ritmo encontra o corpo tornando-se pura arte. A trilha sonora do encontro ainda contou com a participação especial do Coral de Trombones do Conselho Sinodal de Música e do Coral de Vozes da Comunidade de Condor.
Quando o encontro é demasiado significativo as horas passam rápido demais. Mas não poderíamos nos despedir antes de celebrarmos o maior de todos os encontros, o encontro entre Deus e o seu povo. E como família de Cristo celebramos a Ceia do Senhor, a qual nos fortaleceu na missão de nos permitir sermos encontrados por Deus e em resposta [re] encontrar nossos irmãs e irmãos, no horizonte de sermos cooperadores e cooperadoras na missão de Deus. Missão esta, que tem tudo a ver com a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, a qual foi lançada no dia da Igreja no Sínodo Planalto Rio-Grandense e em todo o Brasil.
Texto escrito pelo P. João Henrique Stumpf
Local: Comunidade de Condor - Condor/RS