Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Ouvidos para ouvir...

29/09/2008

“SE VOCÊS TÊM OUVIDOS PARA OUVIR, ENTÃO OUÇAM”! (Mateus 13. 9)

Este versículo, o final da parábola do semeador, nos mostra com que objetivo e finalidade Jesus contava parábolas, usando exemplos conhecidos do dia-a-dia de seus ouvintes. Jesus ensinava assim para ser ouvido! No nosso falar, nós usamos o verbo ouvir de várias maneiras. Alguns exemplos: “Ah, eu ouvi”! Falamos assim quando nos juntamos a outras vozes para confirmar um comentário ou um boato que está correndo por aí.”Mas eu ouvi”! Usamos essa expressão quando testemunhamos um fato ou reafirmamos uma afirmação ou um pronunciamento. “Quero, preciso que você me ouça”! Falando assim, estamos pedindo que alguém , outra pessoa, preste atenção para aquilo que temos a dizer! Pedimos que a outra pessoa nos ouça e conheça a nossa opinião. “Ouça tua mãe, ouça teu pai”! Aqui ouvir tem o significado de obedecer, de seguir o que os pais dizem ou pedem.

A qual desses significados de ouvir Jesus se referiu, no final da parábola do semeador, quando disse: “Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam”? Com certeza não como diz um ditado popular muito conhecido: “Entrou aqui e saiu ali”.

Para nos ajudar a entender o significado do ouvir, queremos lembrar outro texto do Novo Testamento, no qual nas palavras de Jesus também temos o verbo ouvir, ou seja, a parábola dos dois fundamentos (Mateus 7.24-29). Quando nós pretendemos construir uma casa, nós pensamos em muitos detalhes. Nós pensamos na fachada da casa, o número de pisos, a distribuição das peças, o número de quartos, o tamanho da cozinha, o tipo de cobertura (telha de cerâmica, zinco etc), a pintura etc. Pensamos realmente em muitos detalhes, mas quase nunca pensamos no fundamento, no alicerce e sua fundamental importância para a construção de nossa casa! E se construirmos a nossa casa ignorando a importância do alicerce, então passaremos pela mesma experiência como o homem sem juízo que construiu sua casa sobre a areia. A casa construída sobre a areia não vai resistir às intempéries do tempo. As paredes vão rachar e com o tempo a casa vai cair por que não tem um bom fundamento. É dessa experiência de ver ruir o que a gente construiu é que Jesus está falando quando chama nossa atenção para a importância do alicerce. Jesus, no entanto, não apenas fala e chama atenção para a importância do alicerce, mas nos diz, qual é o melhor alicerce: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles, é como um homem sábio...”. Ouvir os ensinamentos e viver de acordo com eles, este é o melhor fundamento, o melhor alicerce para a casa de nossa vida. Ouvir os ensinamentos de Jesus Cristo é ter o Evangelho como bússola para orientar a nossa vida. Ouvir os ensinamentos de Jesus Cristo é permitir que os mesmos estejam acima de todas as leis e diretrizes humanas. Ouvir os ensinamentos de Jesus e viver de acordo com eles, é buscar diariamente na Bíblia, no Livro da Vida, a orientação para nossas decisões, nossos atos, enfim, para nossa vida na família, na comunidade e na sociedade em que vivemos.

Rudi Kich . pastor emérito
Residindo em Carazinho/RS.


Autor(a): Rudi Kich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8480

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br