André era um jovem participativo em sua comunidade e se dedicava às atividades desenvolvidas no grupo da juventude, onde participava também uma jovem chamada Ana. Desde que a viu, André sentia-se atraído por ela. Mas como era uma pessoa tímida, faltava-lhe coragem para se aproximar e mostrar seus sentimentos. Entrementes, para complicar a situação, outro jovem, mais extrovertido, aproximou-se de Ana, e eles começaram a namorar.
Não sabendo lidar com a decepção, aos poucos, André foi se tornando uma pessoa triste e apática. Sentia-se desanimado, sem forças e, assim, não tinha mais vontade de fazer as atividades que outrora lhe davam prazer. Não aguentando mais a pressão do sofrimento em sua vida, André teve a ideia de ir conversar com o pastor de sua comunidade. Percebendo que o jovem estava vivenciando um episódio depressivo severo, depois de ouvi-lo com atenção, o pastor encorajou o jovem a marcar uma consulta com médico especializado no tratamento da depressão.
Caro leitor! Um episódio depressivo pode se desencadear na vida de uma pessoa por diversos motivos e pode sobrevir em todas as fases da vida, mesmo no vigor da juventude. A ajuda médica é muito importante no tratamento. Os medicamentos ajudam a reestabelecer o equilíbrio da química cerebral. E, neste sentido, a pessoa que tem depressão precisa ser humilde e aceitar a ajuda que Deus pode lhe dar através das mãos dos médicos!
Além de remédios, pessoas com depressão precisam também redescobrir uma missão em suas vidas. O ser humano precisa se sentir útil em todas as fases da vida. Por isso, justamente, Deus deu dons às pessoas para elas se dedicarem as causas humanitárias: para fazerem trabalhos sociais e, não por último, para se engajarem também no trabalho da Igreja. Neste sentido, afirmou alguém com razão: “O ser humano é um ser para os outros”! Quando se fecha em si mesmo, o ser humano perde a sua essência, a sua razão de ser e assim, ele começa a morrer por dentro. Isso é depressão! Pessoas que têm depressão recuperam a alegria de viver normalmente quando reencontram uma a razão para viver!
Estimado leitor! Se você eventualmente estiver sofrendo deste mal do qual estamos falando – a depressão, não desanime! Deus quer e ele pode te fortalecer. Em primeiro lugar, você precisa procurar ajuda de um médico. Deus providenciou remédios que ajudam a melhorar o desempenho químico do cérebro e, por outro lado, Deus pode ajudar você a reencontrar a missão de tua vida! Assim, Deus te fortalece, dizendo: “Seja forte e corajoso, não fique desanimado, nem tenha medo, pois eu, o Senhor teu Deus, estarei com você ali onde você estiver”! (Js 1.9).
Meditação enviada pelo Pastor Cesar Antônio de Neiverth - Paróquia de Quinze de Novembro