O Amor está em crise?
Mais uma vez nos aproximamos do dia dos namorados. Quero meditar com você sobre a vida de namorados no casamento de nossos dias a partir da Palavra de I Co 13.8.a: “O amor jamais acaba”.
Há quem diga que este verso bíblico não está correto, que o interpretamos erroneamente, ou que foi dito somente para uma outra época.
A grande confusão sobre o fim do entusiasmo em muitos casamentos não acontece porque o amor está em crise, mas, porque os veículos de comunicação de massa não estão interessados na verdade sobre o amor. Os conceitos transmitidos através de novelas e filmes alastram uma grande confusão sobre o amor. É difundido que o amor é unicamente um sentimento. Veicula-se insistentemente que quando o sentimento acabar é inútil persistir em tal relação. Desta forma, está minada a base de sustentação de um casamento. A partir daí sugere-se, de forma bem sutil, uma solução barata e fatal: a separação.
Graças ao bom Deus, através da Bíblia, conhecemos o amor que transcende este sentimentalismo barato idolatrado pelo mundo. O amor que a Bíblia apresenta a partir de Deus possui um sabor inconfundível que se intensifica por toda a vida. Esse amor não possui o sentimento como base, mas a decisão de viver como casal na alegria e na dor. Esta decisão coloca a vontade acima dos sentimentos. Quando há vontade de superar conflitos e desgostos, a tristeza e os desajustes cedem espaço para o doador do amor, o próprio Deus. Quando o próprio Deus ganha espaço para agir e restaurar, a alegria retorna, os ajustes acontecem e inclusive o sentimento retorna com todo vigor.
O verso bíblico o “amor jamais acaba” não foi dito somente para uma outra época. Precisamos urgentemente reaprender o amor que Deus pensou. Através deste amor seremos casais que vivem e expressam o amor e seremos luz para o mundo que vê a solução no distanciamento, frieza e por fim na separação.
O mundo que não conhece o amor que vem de Deus é que está em crise, mas há esperança, por que o amor de Deus não está em crise. Aprenda a viver a partir deste amor e deixe que Deus restaure seu casamento. Você experimentará uma vida feliz da maneira como Deus planejou para o casamento: unidos, felizes e apaixonados.
Carlos Alberto Kunz
Missionário da MEUC
Ijuí / RS