“Aos filipenses, o Apóstolo escreveu: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Perto está o Senhor (Filipenses 4.4-5). Quem aqui está, todas as Comunidades da IECLB, na companhia do amplo leque de Igreja, entidades, instituições, organizações com quem a IECLB se relaciona, todos e todas temos motivos para nos alegrar, especialmente nesta noite. Afinal, reunimo-nos nesta noite em Culto para celebrar o ponto culminante de uma dinâmica da estrutura pastoral e administrativa da IECLB, qual seja: em outubro passado, no XXXI Concílio, em Curitiba/PR, foi eleita a Presidência para a Gestão 2019-2022. Neste Culto, hoje, a Presidência lá eleita será investida em ato presidido pelo atual Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich. Confessamos que até aqui o Senhor da Igreja nos conduziu e cremos que também doravante Ele a conduzirá, por isso, inspirando-nos na palavra de Paulo aos filipenses, entoamos Alegrai-vos sempre”, convidou a Comunidade ao canto o P. Dr. Romeu Martini, Assessor Teológico da Presidência, no Culto de Investidura da nova Presidência da IECLB, realizado em 15 de dezembro de 2018, na Paróquia Matriz, em Porto Alegre/RS.
Em ato solene, o P. Nestor investiu a Pa. Sílvia Beatrice Genz (nascida em 19 de novembro de 1956, em Santa Cruz do Sul/RS, filha de Leonildo Genz e Norma Maurer Genz) no cargo de Pastora Presidente, o P. Odair Airton Braun, Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema (nascido em 20 de fevereiro de 1970, em Palmitos/SC, filho de Egon Braun e Traudi Hertha Braun), no cargo de Pastor 1º Vice-Presidente e o P. Dr. Mauro Batista de Souza (nascido em 4 de junho de 1967, em Novo Hamburgo/RS, filho de Valdecy Ilustre de Souza e Melita Morais de Souza) no cargo de Pastor 2º Vice-Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
A Equipe de Liturgia foi integrada, além do P. Nestor, que coordenou o Ato de Investidura, pela Pa. Sílvia, responsável pela Pregação, pelo P. Inácio Lemke, Pastor 2º Vice-Presidente, pelo P. Werner Kiefer, Ministro na Paróquia Matriz, pela Cat. Daniela Hack, Coordenadora de Educação Cristã, pela Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey, Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão da IECLB, pela Miss. Lúcia Helena Klug Roesel, Ministra na Paróquia Espírito Santo, em Novo Hamburgo, com participação dos novos Vice-Presidentes, P. Odair e P. Mauro. O Grupo Dona Voce participou da parte musical, conduzida pela Coordenadora de Música da IECLB, Mus. Dra. Soraya Eberle.
No ato de Investidura, após a Presidente do Conselho da Igreja, a Conselheira Anelize Marleni Berwig, representante pelo Sínodo Rio Paraná, informar as atribuições da nova Presidência, segundo a Constituição da IECLB, o P. Nestor Friedrich deu seguimento ao ato: “Tendo ouvido o que reza a Constituição da IECLB, pergunto: ‘Vocês se comprometem a exercer essa tarefa de maneira responsável e em fidelidade ao Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo?’. Então, respondam: ‘Sim, nos comprometemos, com o auxílio de Deus!’”, ao que os eleitos responderam afirmativamente. Da mesma forma aconteceu quando o P. Nestor orientou: “Vocês também ouviram o que dizem as Escrituras sobre a liderança na Igreja, por isso pergunto: ‘Vocês prometem exercer o seu mandato de acordo com a Palavra de Deus, obedientes ao nosso Senhor Jesus Cristo, em espírito de estudo e oração e em observação ao estabelecido na Constituição, no Regimento Interno e demais Documentos Normativos da IECLB?’. Então, respondam: ‘Sim, com o auxílio de Deus!’”, ao que a nova Presidência eleita, mais uma vez, respondeu afirmativamente.
“A cruz é sinal de renúncia, de serviço e de entrega ao nosso Senhor Jesus Cristo, a quem anunciamos e seguimos. Recebam esse sinal!”, afirmou o P. Nestor na entrega da cruz que distingue os cargos assumidos. Na Imposição de Mãos com Oração e Bênção, o Pastor Presidente pediu “Agradecemos-te, onipotente Deus, que, em Jesus Cristo, nos convocaste para o teu serviço. Agradecemos-te por esta irmã e estes irmãos que hoje assumem a função de liderança espiritual, pastoral e teológica na IECLB e para a IECLB. Dá-lhes sabedoria e força. Dá que exerçam alegres e fielmente o seu mandato, de acordo com a tua vontade. Abençoa a Pa. Sílvia, o P. Odair e o P. Mauro, sim, abençoa esta Presidência da IECLB. Abençoa também as suas famílias. Guia e orienta a sua atividade junto às Comunidades, às Paróquias, aos Sínodos, junto à Ecumene, onde quer que atuem. Desperta em todos nós o desejo sincero de, sob o pastoreio da nossa Presidência, servir-te. Fortalece a nossa fé. Concede-nos zelo no amor fraternal, para que sejamos, em verdade, Igreja de Jesus Cristo, para a tua glória. Amém”.
Os Assistentes da Presidência investida fizeram os votos e foram entregues os diplomas aos recém-investidos. A Pa. Carmen Michel Siegle, Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB, foi Assistente do P. Mauro. A Pa. Vera Maria Immich, Ministra na Comunidade de Curitiba - Consolação/PR, foi Assistente do P. Odair. A Diac. Ruthild Brakemeier, Conselheira na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo, foi Assistente da Pa. Sílvia.
Na sua prédica, a Pa. Sílvia, a partir do texto de Filipenses 4.2-7, destacou “O Apóstolo Paulo, quando escreve essa carta, está na prisão. Escreve à Comunidade por sua ligação pelo seu amor e pelo seu cuidado para com a Comunidade. Escreve uma carta marcada pelo tema da alegria que vem pela fé: Alegrar-se no Senhor! Isso não significa que a tristeza não faça parte da vida cristã, como o próprio Paulo experimenta na prisão. Ele sugere à Comunidade que as pessoas sejam amáveis, não sejam ansiosas e orem, agradecendo, lembrando que a paz de Deus guardará os corações e as mentes das pessoas unidas em Cristo Jesus”.
A Pastora Presidente recém-investida pergunta à Comunidade: “Irmãos e irmãs em Cristo, hoje, com as nossas diferenças como IECLB, como pessoas cristãs, ecumênicas, qual é a nossa tarefa? A nossa tarefa é espalhar o Evangelho de Cristo e ter fé, inclusive nos momentos de sofrimento. Não podemos ter medo de falar sobre nenhum assunto. O diálogo deve levar para a avaliação a luz da Palavra de Deus, o caminho para a vida. Devemos criar espaços seguros na Comunidade, ser uma Igreja que se importa com quem é vítima e com quem agride, na esperança que Jesus oferece mudança de vida. Quando Jesus convoca, dizendo ‘ide’, entendo que significa colocar-se à disposição onde, quando e da maneira que Deus dirige, em um projeto que não é da minha cabeça somente nem de algumas cabeças tampouco um sonho de poder, mas um sonho de servir, frisou a Pa. Sílvia.
“Alegrai-vos sempre no Deus da vida, dando sinais, testemunhos no diálogo, no relacionamento em casa e em todos os lugares”, exortou a Pastora: “Tenham atitudes que mostrem arrependimento e mudança de vida para uma vida de bondade, justiça, beleza, compaixão, misericórdia, partilha e, assim, tenham uma 'provinha' de nova vida. Tenhamos alegria em Cristo!”.
A finalizar a sua Prédica, a Pa. Sílvia se reportou aos seus colegas na nova Presidência: “Temos muitos desafios pela frente, P. Odair, P. Mauro, mas nós não estamos sós. Deus está conosco. Em Cristo, Ele diz: ‘Estarei com vocês até o fim’. Confiantes nessa promessa, em comunhão com irmãos e irmãs que também vivem sob essa promessa, queremos fazer da Comunidade, a família de fé, um lugar seguro para o diálogo, com aconchego, acolhimento e fortalecimento da fé, para testemunharmos e espalharmos o Evangelho, que é a nossa Missão, e saber que a vida é um presente”.
As ofertas do Culto de Investidura, uma forma de responder ao amor de Deus por nós com o gesto de ofertar por gratidão e com liberdade, foram destinadas ao Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia, de maneira a apoiar estudantes que tenham o firme propósito de ingressar no Ministério com Ordenação. Nesse Programa, são oferecidas atividades que visam a contribuir com a formação e o desenvolvimento de cada estudante, como Retiros, Orientação para o Desenvolvimento Pessoal e Mentoria Espiritual.
Após as homenagens e a Bênção Final, a Comunidade confraternizou com um coquetel especialmente preparado para a ocasião pelo Grupo Mãos Dadas (Rede de Comércio Justo e Solidário, que tem apoio da Fundação Luterana de Diaconia - FLD), de São Leopoldo/RS.