“Porque acima dos céus se eleva a tua misericórdia,
e a tua fidelidade, para além das nuvens”. Salmo 108.4
Acho tão profundo e arrebatador pensar que Deus tem para conosco uma infinita relação de misericórdia e fidelidade. É tanta, tão abundante, que se eleva além das nuvens. É evidente que na cosmovisão do Salmista, os céus eram grandezas que iam pouco além das nuvens e estrelas. Para nós, um pequeno cisco na imensidão. Para o salmista, a totalidade do universo. Assim é ainda hoje. O amor, a compaixão, a misericórdia e, em especial, a FIDELIDADE de Deus para conosco alcança a totalidade do Universo, conhecido e não conhecido.
O telescópio espacial Hubble, lançado ao espaço em 24 de abril de 1990, continua enviando fotos maravilhosas desse universo em constante expansão. Posso imaginar o salmista vendo essas maravilhosas imagens da imensidão universal e escrevendo um adendo ao Salmo acima: “Sim, creiam! A fidelidade de Deus para conosco não tem limites!”
Fidelidade é uma palavra um tanto quanto desgastada hoje em dia. Casais prometem-se fidelidade diante do altar – diante de Deus – mas no seu íntimo talvez estejam relativizado essa promessa: “Serei fiel, mas não na pobreza”; “Serei fiel, mas e se ele, ela, ficar inválido/a numa cama, eu ainda jovem?”; “Serei fiel, mas...” . Parece que para nós, seres humanos, a fidelidade é possível, sim, mas diante de muitas condições. Deus é fiel conosco. Provou seu amor para conosco e tem cumprido todas as suas promessas. Não tem nenhuma condição colocada aí. Nenhuma vírgula. Nenhum “se”. Deus ama e é fiel. Ponto final.
Eu sinto esse amor. Sinto-me protegida e carregada pela fidelidade de Deus. De tantos modos Deus mostra que cuida, protege, ampara, consola, orienta, de um modo tão intenso e ininterrupto. Com toda a fidelidade.
Tenho testemunhado que muitas pessoas também percebem a fidelidade de Deus em suas vidas. Não só quando tudo está bem. Também nas derrotas. Também nos momentos de perdas pessoais. Também nas lágrimas e sacrifícios pessoais. Deus mostra sua fidelidade em abraços que abraçam, em colos que amparam, em pés corajosos que vão a frente mostrando o caminho. Sim, a fidelidade de Deus está aqui, entre nós, em Cristo, e em cada gesto de cuidado, amparo, gratidão e doação pessoal. Podemos reescrever o que disse o Salmista: “Porque acima dos céus se eleva a tua misericórdia, e a tua fidelidade, para muito além no universo que constantemente se expande, como também aqui, conosco e dentro de nós”.
Carla Andrea Grossmann – Coronel Barros