No dia 11 de agosto comemoramos o Dia do Estudante. Esta data lembra que em 1827 D. Pedro I toma a decisão de ter em solo brasileiro os cursos de ciências jurídicas e sociais. Cem anos após os cursos de direito terem sido criados, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Hoje esta data mais que uma homenagem serve de maneira especial para refletirmos também sobre a qualidade de ensino, bem como o acesso à educação.
Ao nos depararmos com as diversas mensagens que encontramos a respeito do Dia do Estudante, vemos que a preocupação maior é pela oportunidade que se tem, tendo mais conhecimento, de fazer a diferença no lugar em que se vive. A partir do estudo o leque de oportunidades se abre e a cidadania acontece. Todas as mensagens que li mostram o quão importante é estudar e estar em constate busca pelo conhecimento. Uma delas afirma: “Estudante não tem idade, pode ser que tenha seis ou sessenta anos não importa, o importante é que cada pessoa um dia já foi ou vai ser um verdadeiro e um eterno estudante”. Outra mensagem diz: “A cada ano, de energia renovada e cheios de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação de nosso país em uma grande nação (...) apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade”.
Parece que falar de estudante significa também falar de futuro, esperança, transformação da realidade. Quanta responsabilidade... Sim! É pelo conhecimento que conseguimos abrir horizontes. Aprendemos com o passado, vivemos o nosso presente e semeamos para o futuro.
A Bíblia no livro de Provérbios nos lembra quanto é importante o ensino e a busca por conhecimento e sabedoria. Em provérbios 22.6 está escrito: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”. Educação que leva em conta a presença de Deus. Educação que leva em conta a esperança, o futuro e a transformação da realidade em que se vive em uma realidade permeada por paz, amor, solidariedade, partilha, bem estar para todas as pessoas e para todo o planeta.
Jesus Cristo foi alguém que valorizou a busca pelo conhecimento desde menino. Encontramos ele aos 12 anos conversando com os sábios no templo. Falavam das coisas de Deus. Falavam de esperança, futuro, transformação. Por toda a sua vida pregou, ensinou, ouviu pequenos e grandes... Foi e é considerado o mestre dos mestres, mas também soube colocar-se como estudante, sempre pronto a aprender e a conhecer mais sobre Deus e o ser humano em suas complexidades. Conseguiu, assim, e ainda consegue hoje, apontar para o futuro, encher a vida das pessoas com esperança e a transformar jeitos, pessoas, realidades...
Querido e querida estudante que Deus te abençoe na sua caminhada como estudante, seja nos estudos formais, seja na escola da vida. Deixo com vocês neste dia as palavras de orientação deixadas pelo apóstolo Paulo: “Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto. (...) E o Deus que nos dá a paz estará com vocês” (Filipenses 4.8-9). Desta forma, sim, conseguiremos transformar realidades e pessoas, vislumbrando um mundo melhor. Essa é a nossa esperança! Essa é a nossa oração! Amém.
Pa. Sonja Hendrich Jauregui
Pastorado Escolar - CEAP - Ijuí
Vice Orientadora da JE - Sinodo Planalto Rio-Grandense