O que celebramos no Domingo de Ramos?
Que atitudes bem distintas no Domingo de Ramos. Inicialmente Jesus é recebido com festa, mas depois é condenado à morte. As pessoas que cantavam Hosana também gritavam crucifica-o. O Jesus triunfante que entra em Jerusalém é aquele que seria humilhado na cruz.Que tamanha contradição, não é mesmo?
Será que nós não somos assim também? Quantas contradições temos em nossas vidas. Tantas vezes parecemos aquela multidão que se une no Hosana ao messias, mas O recusamos diante da Cruz. As escolhas de Jesus devem sempre nos levar a refletir sobre nossas escolhas. Também podemos escolher estar em evidência. Podemos aplaudir ou sermos aplaudidos. Podemos escolher uma atitude religiosa de êxtase, de gratificação fácil. O crucificado nos convida a uma outra opção: escolher a discrição, o serviço simples sem reconhecimento. As escolhas constituem um paradoxo: o triunfo fácil nos destrói, enquanto o caminho da cruz nos leva a verdadeira vida.
Vamos celebrar a Páscoa. Vamos lembrar e agradecer o presente que recebemos: o perdão de nossos pecados. Que nos próximos dias, nas celebrações, Cultos, Tríduo Pascal, encontro com famílias, oportunidades de estar junto com pessoas queridas, possamos olhar o Cristo crucificado, reconhecer nossos pecados e ser gratos a Deus pelas bênçãos. Na tua família, na tua Comunidade, que você tenha uma abençoada Semana Santa.
HOSANA HEY! HOSANA HA!
Hosana hey, Hosana hey,
Hosana ha! (bis)
Ele é o santo,
é o filho de Maria
É o Deus de Israel,
é o filho de Davi!
Vamos a ele
com as flores dos trigais,
com os ramos de oliveira,
Com alegria e muita paz!
Ele é alegria,
é a razão de meu viver
é a vida de meus dias,
É o amparo no sofrer