Hebreus 4.1, lema da semana, Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que Ele falou.
Leia ainda Hebreus 4. 9-15.
Para a maioria das pessoas descanso, ou dia de descanso do emprego, do trabalho pesado da fábrica, da correria do comércio, ou dos trabalhos intensivos da lavoura, é dia de passear, receber visitas, ficar em casa dormindo, assistindo TV, cortando a grama...
Percebemos com o descrito acima, que quase nunca paramos, quando não estamos executando a tarefa dos dias da semana, estamos fazendo algo diferente, como tarefas de fim de semana que continuam a movimentar o corpo e o cansar, mas que o tiram do stress do serviço repetitivo. No entanto, você percebeu que faltou algo na lista acima? Tudo que até agora foi relacionado trata do corpo. E a alma, como sua alma descansa e repõe as “forças”?
No texto bíblico sugerido acima, Deus nos promete um descanso especial (v. 1 e v.9), o descanso também da alma, no entanto esse descanso só é possível através da Palavra viva e poderosa de Deus (v. 12) a qual é recebida e percebida através da fé que anunciamos (v. 14). Assim, descanso completo se tem quando se dá descanso para o corpo e para a alma. O descanso ao corpo na maioria das vezes se dá apenas mudando as funções (jogando um futebol, vôlei, passeando, cortando a grama ou assistindo TV...).
O descanso da alma se dá da mesma forma, ele acontece quando você vai ao culto, canta, lê a palavra de Deus, se envolve nos trabalhos de sua igreja e comunidade. Algumas pessoas pensam que se dá descanso à alma deixando ela sem exercícios, na mais completa inércia, no entanto isto é um equivoco, pois o que não se usa atrofia. Se não usamos o corpo ele atrofia, se não usamos a alma também atrofia. Deus, nos textos a acima mencionados não promete descanso aos corpos e almas atrofiados, mas àqueles que usam em favor de Deus. Convido-o a crer e a descansar no amor de Deus em Cristo, a cada novo dia, pois, “nós, os que cremos, receberemos o descanso prometido por Deus” (Hebreus 4.3). Amém.